Voltar
Publicado em: 16/01/2017 às 09:20

Projeto aprovado no edital Bahia Inovação vai melhorar a extração de minérios

Por: Ascom/Fapesb

Financiado pela Fapesb, o trabalho da empresa Inovale prevê um sistema de rastreabilidade de monitoramento de minas subterrâneas.

A América Latina é, sem dúvida, uma das principais fontes de minérios, como cobre, ferro, prata e zinco. E como a extração de minérios não é tarefa fácil, é importante prestar atenção à segurança e bem-estar dos trabalhadores nesses ambientes. Pensando nisso, a empresa Inovale criou o projeto Sistema de Rastreabilidade de Monitoramento de Condições Ambientais para Minas Subterrâneas, trabalho financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, através do edital Bahia Inovação.

O objetivo é desenvolver um sistema de rastreabilidade de pessoas e equipamentos para minas subterrâneas, além de possibilitar o monitoramento remoto das condições ambientais através de sensores. “O projeto visa o aproveitamento do fluxo de pessoas e veículos para transportar informação. Existem inúmeras possibilidades de novos dispositivos que podem ser implementados para trocarem informações através do protocolo proposto, dando ao projeto um fator sustentável extremamente importante”, afirma Felipe Gomes, idealizador do projeto.

Depois de trabalhar em uma mina de cobre baiana por três anos, Felipe percebeu que os cabos utilizados nas minas subterrâneas ficam expostos a colisões frequentes que, além do transtorno da falha, ainda levam um longo tempo de reparo para identificar o local da colisão. “O projeto oferece uma solução não cabeada e de fácil instalação para o tráfego de informações dentro de minas subterrâneas. O aspecto inovador do sistema é inspirado no meio de comunicação de algumas espécies de insetos que transmitem as informações de um indivíduo para o outro e assim sucessivamente até que a informação chegue ao destinatário final”, conta Felipe.

O projeto foi viabilizado através do edital Bahia Inovação, da Fapesb, que busca incentivar a introdução da cultura da inovação nas organizações empresariais locais, além de auxiliar a busca pelo diferencial em produtos, processos e serviços tecnologicamente inovadores e que possam permanentemente vislumbrar e inserir o tema inovação nos objetivos das organizações empresariais.

Voltar