Publicado em: 27/04/2018 às 17:57

Projeto Bolsista em Foco apresenta resultados de pesquisa sobre educação e tecnologia

Marcando o início do projeto Bolsista em Foco, em que pesquisadores financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) apresentam à sociedade resultados e direcionamentos dos seus trabalhos, o Espaço Lazareto recebe na quarta-feira, dia 16 de maio, a palestra Acesso e uso de tecnologias digitais em sala de aula: oportunidades e desafios. O evento acontecerá a partir das 9h, com entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas num formulário online (aqui) e dão direito à emissão de certificados.

A professora Eunice Santos, bolsista da FAPESB no mestrado desenvolvido em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que o encontro visa estimular os professores no uso de tecnologias pedagógicas em sala de aula. “A ideia é contextualizar a importância de fomentar aulas mais criativas, motivadoras para os alunos. Despertar no estudante a capacidade de criação e reflexão”, destaca.

O evento também contará com a participação do professor Domingos Barreto, doutor em Psicologia (UFBA), que falará sobre “como lidar com a necessidade de mudanças no comportamento e/ou pensamento”. Além disso, Beliato Campos, docente do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Jacobina, participará da programação compartilhando sua experiência como idealizador de um aplicativo para smartphone que busca estimular os alunos nos estudos de Ciências e Física.

Bolsista em Foco

O diretor geral da FAPESB, Lázaro Cunha, aponta que o projeto Bolsista em Foco é mais um retorno à sociedade sobre o investimento de recursos públicos na pesquisa da Bahia. “Diversos campos são contemplados a partir do apoio às bolsas, sejam de pós-doc, doutorado, mestrado ou iniciação científica. Os pesquisadores ganham visibilidade para os seus trabalhos, além de costurar uma rede com atores que podem ampliar o escopo das pesquisas”, aponta o professor.

Responsável pela primeira edição do evento, Eunice dos Santos comenta que a iniciativa é importante para mover o desenvolvimento da sociedade. “Cada vez que uma pesquisa é discutida, criamos novos caminhos. Através da pesquisa é possível refletir e criar outras possibilidades”, afirma.

Serviço

Palestra Bolsista em Foco: Acesso e uso de tecnologias digitais em sala de aula: oportunidades e desafios

Quarta-feira, dia 16 de maio, às 9h

Espaço Lazaretto (FAPESB)