Voltar
Publicado em: 20/09/2016 às 14:19

Projeto financiado pela Fapesb é premiado em Congresso de Saúde

Por: Ascom/Fapesb

Investigar como a mídia aborda os erros cometidos pelas trabalhadoras da enfermagem. Essa foi a temática do trabalho “Análise do Erro Profissional em Enfermagem Divulgado no Jornalismo Online”, conduzido pelo professor assistente da Escola de Enfermagem da UFBA, Handerson Santos, premiado no XXVII Congresso da Associação Latina para a Análise dos Sistemas de Saúde (CALASS), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

A Fapesb concedeu apoio para viabilização e execução da pesquisa “Erros profissionais em enfermagem e a precarização do trabalho”, através de recursos do Edital PPSUS 030/2013. “Através desse financiamento compramos equipamentos e material de consumo, viabilizamos encontros para discussões entre os pesquisadores e executamos a Técnica Delphi, trazendo pesquisadora de outro estado, para aprofundarmos e consolidarmos as nossas discussões sobre erro no trabalho em enfermagem na perspectiva sistêmica, dando ênfase às condições e ao processo de trabalho em enfermagem, algo inédito no país”, declarou Handerson.

O trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise crítica da relação entre a ocorrência do erro e o processo de trabalho em enfermagem, através de matérias jornalísticas de sites de notícia. Foi desenvolvida uma pesquisa documental, utilizando como fonte primária notícias publicadas em meios de comunicação online entre os anos de 2010 a 2015. “Uma vez que em todas as matérias analisadas foi possível identificar elementos da precarização do trabalho, portanto, de responsabilidade do empregador, e que conjecturamos ter colaborado para a ocorrência do erro”, disse o autor premiado.

O prêmio conquistado pelo projeto no Congresso foi Excelência na Análise de Sistemas de Saúde. O projeto que tem co-autoria de Tatiane Araújo, Heloniza Costa e Cristina Melo, pretende também apurar os erros em enfermagem no estado do Ceará, serão seis estados, incluindo a Bahia. Realizado pela ALASS, o Congresso realizado em julho, na cidade de Brasília, premia, todos os anos, trabalhos científicos e de realizações concretas. Este ano, o tema central foi “O trabalho dos profissionais frente aos desafios dos sistemas de saúde”.

Voltar