Publicado em: 15/06/2016 às 15:24

Projeto Papou: conheça o e-commerce inovador apoiado pela Fapesb

Através do edital 29/2013, de Subvenção Econômica à Inovação, a Fapesb forneceu auxílio financeiro para o projeto.

Muita gente se interessa por roupas, eletrônicos, produtos de beleza e decoração vistos em programas de televisão. Pensando nisso, a empresa Ipsoft Consultoria e Desenvolvimento de Softwares está desenvolvendo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) o projeto Papou, de e-commerce para Smart Tv’s – aparelhos com acesso à internet.

Bruno Abreu, coordenador do projeto, conta que “no que se refere às compras e aquisição de novos itens, os seres humanos são influenciados indiretamente pelas pessoas que admiram”. Dados do Censo Populacional de 2010 afirmam que a televisão está presente em mais de 95% dos lares brasileiros e a internet está cada vez difundida em aparelhos móveis. Nesse cenário, surge a oportunidade de uma ferramenta que possibilite a divulgação de produtos através da grade de programação da TV, onde os telespectadores terão acesso a itens relacionados à programação que eles costumam assistir.

A empresa está trabalhando no desenvolvimento do Sistema e Rede Papou, que na prática funcionará da seguinte forma: Se um telespectador está assistindo uma partida de futebol e gostar de determinada chuteira, ele pode acessar a Rede Papou e verificar se alguém da comunidade a colocou para venda, e assim, poderá comprá-la. O Sistema irá prover todas as características da chuteira (produto) e facilitará a compra do telespectador. De maneira simplificada o usuário poderá ver, por meio do aplicativo, vários produtos disponíveis relacionados à programação.

“Desta forma, a Rede Papou poderá unir consumidores e vendedores aproveitando o alcance da TV, o crescimento de e-commerce brasileiro para potencializar a venda de produtos no Sistema”, afirma Bruno. Na fase inicial do projeto, o consumidor que quiser efetuar a compra, será redirecionado para sites de vendas consagrados como Mercado Livre, OLX, Bom Negócio. Futuramente está previsto o desenvolvimento de uma plataforma própria de e-commerce para o Sistema Papou. Além disso, a Ipsoft pretende, em uma segunda fase, expandir o projeto para aplicativos mobile.