Publicado em: 14/03/2017 às 11:42

Reunião do Conselho Curador discute cenário financeiro da Fapesb

Realizada nesta segunda-feira (13), no espaço Lazareto, a reunião do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) debateu principais pontos sobre a situação financeira da Fundação. Os conselheiros estiveram reunidos com o novo presidente do Conselho, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Vivaldo Mendonça para tratar também sobre as contas da Fapesb, formalização da Academia de Ciências da Bahia e aprovação das últimas atas.

O diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida ressaltou a importância do Conselho e falou ainda, sobre os diálogos promovidos com as esferas estadual e federal sobre a falta de recursos para dar encaminhamento aos editais e outros processos da Fundação. “O empenho do secretário é bem positivo para futuras ações, pois o nosso esforço é para manter o pleno funcionamento da Fundação, para que cumpra o papel principal de fomentar e impulsionar a ciência, tecnologia e inovação no estado”, disse.

A conselheira representante das Instituições de Ensino Superior Federais, Tânia Fischer falou sobre a expectativa positiva “sobre o trabalho a ser realizado pelo novo secretário”. O secretário da Secti, Vivaldo Mendonça aproveitou a oportunidade para apresentar um panorama geral das ações e articulações promovidas pela pasta. Sugeriu que fosse criado um grupo de trabalho sediado na Secti para reunir principais atores do governo, com o intuito de resolver a situação econômico-financeira da Fundação.

De acordo com Mendonça a reunião foi excelente e que o diálogo entre as instituições deve ser permanente. “O conselho cumpre um papel estratégico de reunir as representações da academia da Bahia e a representação administrativa do governo e certamente temos muito a avançar e a Fapesb é indispensável ao desenvolvimento de toda Bahia”, concluiu.