Voltar
Publicado em: 10/09/2021 às 09:11

REVISTA TECNOVA BAHIA

Por: Ascom/Fapesb

Card
Programação de aniversário contará com eventos virtuais durante todo o mês de agosto
Em comemoração pelas duas décadas de existência da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), serão realizados diversos eventos durante o mês de agosto. Estreando as comemorações, na próxima quinta-feira(5), às 14h30, será lançado, através de um evento virtual com transmissão pelo Canal do Youtube Secti Bahia, o edital e a revista Tecnova Bahia. O Edital, desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destinará R$ 2 milhões para apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras de empresas sediadas no estado. Já a revista, conta com matérias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, com cases de empresas que se desenvolveram após o apoio por parte do Tecnova.
Ao longo dos últimos 20 anos, a Fapesb lançou mais de 270 editais, com cerca de R$ 770 milhões destinados à pesquisa. Esse investimento levou a Bahia a subir 10 posições na categoria inovação, no Ranking de Competitividade dos Estados. No total, foram 7800 projetos contratados, 40.000 bolsas de estudo concedidas e cerca de 300 empresas apoiadas. O diretor de Inovação da Fapesb, Handerson Leite, exalta os números. “Alcançamos, nos últimos anos, um aumento de 10 vezes em relação à produção científica internacional, além de 5 vezes no aumento do crescimento de cursos de pós-graduação, de mestrado e doutorado. Vale ressaltar também que 15% das publicações científicas internacionais do Estado possuem financiamento da Fapesb”, destacou.
Para o diretor Geral da Fundação, Márcio Costa, o desenvolvimento da pesquisa na Bahia está intrinsecamente relacionado à trajetória da Fapesb. “Ao longo dos seus 20 anos, os números mostram que o período coincide com um maior desenvolvimento da CT&I e da pós-graduação stricto sensu em todo estado, sobretudo no seu interior, afinal, desde a sua criação, a Fundação tem se empenhado no cumprimento da missão de fomentar as ações de CT&I e a formação de capital humano
qualificado, visando o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, ponderou.
O encontro contará com a participação e presença de diversas autoridades, convidados e entidades representativas, além do público-alvo de empresas baianas elegíveis para a chamada. Para Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fapesb é um braço poderoso do governo estadual, operando políticas e apoios à produção de novos conhecimentos e tecnologias, que darão suporte ao desenvolvimento do nosso estado, sendo o lançamento deste novo edital mais uma forma de apoio aos baianos e baianas. “Os eventos que marcam a comemoração dos seus 20 anos reforçam o compromisso do Governo do Estado, através da Fapesb, com a pesquisa e a ciência em todos os cantos da Bahia. Apoiar a pesquisa é primordial para o desenvolvimento de uma sociedade pujante e em conexão com o seu tempo. A Fapesb tem cumprido bem esse papel ao longo dos anos, inclusive em 2021 com o lançamento de importantes editais como o Inventiva, o Tecnova e o Centelha Bahia” comemorou.
Voltar