Publicado em: 31/01/2017 às 14:38

Roda de conversa sobre prêmio Mulheres nas Ciências acontece na Uneb

O Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) recebeu na última sexta-feira (27), representantes da diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O tema principal da roda de conversa foi o edital Bahia pela Diversidade- Edição Mulheres nas Ciências, que recebe indicações de nomes até próxima sexta-feira (3).

Para a analista universitária da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da Uneb, Teresinha Carvalho, a visita funcionou como uma importante ferramenta de aproximação entre as instituições. “Sobre o prêmio é a oportunidade de tirar a mulher do canto. A mulher tem capacidade, tem estímulo, tem conhecimento e capacidade de buscar mais. O que ela não tem é o fomento e na hora que vem um prêmio como esse, incentiva não apenas a mulher que foi beneficiada, mas todas as mulheres acreditarem nela mesma como capazes de fazer o melhor”, afirmou.

A coordenadora técnica da diretoria científica da Fapesb, Eliane Dourado realizou uma breve apresentação sobre o edital e seus critérios de elegibilidade, que exigem: Ser brasileira nata ou naturalizada, residente e domiciliada no estado da Bahia, possuir título de Doutora ou Mestra, conforme Categoria, possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, estar vinculada a instituição acadêmica ou centro de pesquisa localizados na Bahia e ainda atuar em uma das áreas contempladas nesta edição anual do edital.

Pesquisadoras que atuam nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Biológicas, poderão ser indicadas para o edital Mulheres nas Ciências, onde ao todo serão premiadas seis pessoas, com os prêmios que variam de R$5 mil a R$ 15 mil. Confira o edital 014/2016 no link.