Voltar
Publicado em: 01/07/2020 às 11:33

Secti participa de cortejo virtual do Dois de Julho

Por: Ascom/Fapesb

Evento representa o esforço conjunto de diversas instituições para comemorar a independência do Brasil na Bahia

Devido à pandemia da Covid-19, o tradicional desfile que acontece no dia Dois de Julho, e percorre o trajeto em bairros do Centro Histórico de Salvador, não poderá ser realizado. Entretanto, em busca de reafirmar para a população baiana a importância da data, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) se uniu a iniciativa da Academia de Ciências da Bahia (ACB) que vai realizar um cortejo virtual, que poderá ser acompanhado de casa pela população.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a celebração do Dois de Julho, Data Magna da Bahia, é um momento importante para gerar união. “Quando comemoramos a Independência do Brasil na Bahia, nós reafirmarmos nossas bandeiras em defesa da educação e da ciência. O ano de 2020 e tudo que estamos vivendo com a pandemia nos mostra que toda sociedade precisa de ciência e pesquisa para sua evolução. Esse é o caminho a ser seguido, da integração de todos os entes, para que possamos colher os frutos apresentados pela ciência e a educação, que só se tornam possíveis com pesquisa e investimento”, ressaltou.

Para Márcio Costa, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que também participará do evento, este momento de levantar bandeiras é propício para propagar a importância da ciência. “A Fapesb participa e apoia as ações em defesa da ciência nesse Dois de Julho, uma demonstração pertinente nessa data tão significativa para o povo baiano de que a ciência é dimensão fundamental para a soberania do estado e do país”, declarou.

Já o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt, observa que o Dois de Julho simboliza a verdadeira Independência do país. “Devido a data ser de grande importância para a Bahia e para o Brasil, a ACB resolveu, mais uma vez, liderar uma manifestação neste dia. O nosso objetivo é despertar e reforçar na população o ‘valor da ciência’, bem como revelar o perigo que a atual situação de penúria orçamentária representa para o seu futuro”, destacou. Para mais informações, é preciso acessar o site www.cienciasbahia.org.br. O encontro ainda reúne instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e outras universidades e entidades federais e estaduais.

Voltar