Publicado em: 25/11/2016 às 11:36

Startups vencedoras de edital da Fapesb participam de Workshop

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) realizou ontem (24), durante a Semana Global de Empreendedorismo, o Workshop Final do Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideiais – Startups. Durante o evento, que aconteceu na Casa do Comércio, os projetos vencedores do edital explicaram um pouco sobre os trabalhos, além de apresentarem os resultados alcançados.

Ao todo foram apresentadas 15 propostas que receberam capacitação durante quatro meses de edital, de várias áreas do conhecimento. Dentre os projetos apresentados estão um aplicativo de mototáxis, um tempero líquido, um kit de testes de sensibilidade gustativa e um sistema de auxílio para pessoas com deficiência visual.

Durante a abertura da programação, o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida destacou a importância de iniciativas que fomentem o empreendedorismo. “Ações como o Edital Desenvolvimento de Ideias – Startups são vitais para o crescimento do empreendedorismo no Estado. Estamos trabalhando para que ocorram ainda muitas outras edições deste edital”, afirmou Almeida.

Já a pesquisadora Maria Patrícia Milagres, desenvolvedora do projeto Kit de Diagnóstico de Sensibilidade Gustativa, considera que a maior qualidade de uma iniciativa como essa é a oportunidade de tirar uma ideia do papel. “Eu entrei no Edital por causa de uma inquietação que eu tinha. Fiz mestrado e doutorado e tudo que eu fiz ficou só na dissertação. Então eu queria que os projetos virassem produto”, pontua Patrícia.

Aberto ao público, o Workshop teve como proposta realizar o acompanhamento e verificar o desenvolvimento final dos projetos aprovados no Edital, além de promover um encontro entre os bolsistas, instituições parceiras e representantes de Incubadoras de Empresas e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Bahia.

Ao final da programação, o diretor de inovação da Fundação, Lázaro Cunha destacou a participação de pesquisadores do interior da Bahia no edital. “A gente tem um desafio grande que é promover a interiorização das iniciativas de ciência, tecnologia e inovação, e fico feliz de ver muitos pesquisadores do interior do Estado participando deste Workshop. Acredito que o Edital mostrou a capacidade das instituições de trabalhar de forma conjunta, que é uma coisa fundamental para disseminarmos a cultura da inovação e do empreendedorismo no nosso Estado”, concluiu.