Voltar
Publicado em: 24/07/2016 às 17:55

Tecnologia: Pastar lança o Dr Farm

Por: Ascom/Fapesb

oie

Idealizado e desenvolvido pelo CEO da Pastar Serviços Agropecuários, Matheus Ladeia, foi lançado neste domingo (24), no primeiro dia do 10° Encontro Nacional do Café, em Barra do Choça, o Dr Farm. O novo sistema apresentado por Matheus e sua equipe, é uma solução que promete revolucionar a maneira como os produtores e agrônomos tomarão decisões em sua propriedade. A ferramenta é composta por dois elementos básicos. O primeiro deles um equipamento chamado de mini estação meteorológica, ou capsula de coleta, que é responsável por coletar 9 variáveis climáticas em cada talhão da lavoura. >>>>>>

Essa capsula é composta por diversos sensores, e traz as primeiras novidades e inovações do sistema, o baixo custo e a autonomia de energia. Os dados coletados por essas capsulas são enviados para um sistema Web e Mobile direto da fazenda utilizando sinal de telefone ou de internet. Mas caso o produtor não possua nenhum desses em sua propriedade não tem problema, isso porque a solução envia para seu smartphone todos os dados coletados assim que você entrar na fazenda, sem que você tenha sinal algum, ou seja, ela funciona em qualquer circunstância, o que já é a segunda grande novidade do sistema. Além de coletar todos os dados climáticos e de solo a solução Dr Farm possui um poderoso software que pode ser usado pelo computador em sua versão WEB ou pelos dispositivos móveis em sua versão APP.

Com o sistema é possível não só visualizar todos os relatórios, gráficos de variações climáticas e evapotranspiração instantânea , é possível também inserir ações a serem realizadas na fazenda como podas, adubações e irrigação, além de permitir inserir fotos e indicações de pragas e doenças no talhão. Com todos os dados climáticos, mais as vitorias feitas, mais as ações realizadas, é possível o produtor visualizar no sistema um panorama geral das suas necessidades permitindo assim uma tomada de decisão ágil e precisa.

E o melhor está por vir, o sistema emite ainda alertas de onde irão surgir novos focos de pragas e doenças, e para onde irão migrar as já instaladas, chegando a ter 67% de acerto em suas previsões, e crescendo essa precisão, estimando chegar em pouco tempo a 90% de acerto. Isso porque a solução conta com um poderoso algoritmo de inteligência artificial.

A solução desenvolvida 100% na Bahia, e com tecnologia própria, foi ganhadora do concurso Ideias inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) em 2013, e já recebeu aporte de mais de R$ 500 mil para seu desenvolvimento. A previsão é que a mesma esteja disponível para compra a partir de dezembro desse ano, e o produtor que fizer a sua inscrição no site da empresa até essa data terá um desconto de até 30% na aquisição do sistema.

Link: http://www.blogdoanderson.com/2016/07/24/tecnologia-pastar-lanca-o/

Voltar