Voltar
Publicado em: 05/11/2010 às 17:27

TV UFBA no Novembro Negro da TVE

Por: Ascom/Fapesb

A TV Universitária da Universidade Federal da Bahia – TV UFBA exibe durante a programação do Novembro Negro da TVE uma série de reportagens sobre a Cultura Afro-brasileira. Serão quatro especiais exibidos aos sábados às 10:30 com os temas, Memória, Cultura, Estética e Identidade e Infância. O Programa Soterópolis, veiculado às quintas-feiras a partir das 22horas com reprise aos domingos, também irá veicular três reportagens produzidas pela TV Universitária, que lançam um olhar sobre a questão da auto-afirmação étnica a partir dos elementos culturais.
Os programas possuem um perfil acadêmico e dão visibilidade a alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na UFBA. Além disso, discute a formação étnica baiana a partir dos legados culturais dos povos africanos como a Capoeira e a Estética Negra, que hoje podem ser evidenciadas em aspectos como penteados e tranças afro, indumentárias e literatura. A terceira reportagem traça um panorama da chegada dos negros africanos à Bahia, de suas estratégias de resistência e dos meios que preservam a memória dessa história. Por fim, a última matéria propõe uma análise quanto à formação identitária ainda na infância. No Soterópolis a TV UFBA exibirá três matérias, uma a cada programa, com os temas, O ritmo e a poesia do Hip – Hop, Preconceito na fala, preconceito na cor – Entrevista com o prof. Kabengelê Munanga, África Francófona, que trata da Mostra de Cinema Africana.
A participação da TVUFBA na programação da TVE é resultado dos esforços em se construir um Sistema de Televisão Pública da Bahia, uma parceria entre as TVs Universitárias e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).
Segundo a coordenadora da TV UFBA, Maria Christina de Souza, essa é uma oportunidade que a UFBA tem de transpor as fronteiras entre a Universidade e a Comunidade. “Essa é uma importante parceria para que possamos consolidar mais um espaço de dialogo e construção do saber”, ressaltou Maria Christina.

Voltar