Publicado em: 06/10/2015 às 11:14

UFBA promove atividades para alunos da rede pública na Semana Nacional de C&T

O ano de 2015 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz. Em consonância com esta iniciativa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, escolheu como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o tema Luz, Ciência e Vida com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Inspirados pela inciativa da ONU e do MCTI e como fruto de uma articulação entre professores dos Institutos de Biologia, Física, Matemática, Geociências, Química e Humanidades, Artes e Ciência (IHAC) da UFBA, será realizada no período de 19 a 23/10/2015, nas dependências desses institutos, a Semana de Ciência e Tecnologia: Luz, Vida e Ciência em Pauta. As atividades do evento serão compostas de cursos, palestras e oficinas de extensão, visitas ao Museu de História Natural do IBIO, de visita aos Laboratórios didáticos e de pesquisa dos institutos bem como de exibição de filmes e documentários com temática científica.

O evento, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), atenderá a um público formado por estudantes secundaristas da rede pública de ensino e espera receber em suas atividades aproximadamente 240 alunos que poderão se inscrever gratuitamente através de suas escolas. As atividades serão realizadas em grupos de 20 estudantes por atividade e serão orientadas por professores das respectivas áreas com auxílio de estudantes voluntários de graduação ou de Pós-Graduação. A ideia é que o evento proporcione ao estudante secundarista oportunidades para que o mesmo amplie sua formação nas ciências exatas e naturais através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados em sala de aula bem como aos recentes avanços científicos, sua correlação com os fenômenos do cotidiano e desdobramentos tecnológicos.

Dados do Evento

Semana de Ciência e Tecnologia: Luz, Vida e Ciência em Pauta

Local: Institutos de Física, Química, Biologia, Matemática, Geociências e IHAC

Período: 19 a 23/10/2015

Horários das visitas: 08:30h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h

Telefone: 3283-6639 | E-mail: Esdras.santos@ufba.br

Facebook: http://on.fb.me/1NlPcoP

Apoios: SBQ, SBF, FAPESB, UFBA

Clique aqui para ver o cartaz.