Publicado em: 17/08/2016 às 12:34

UK Academies e CONFAP abrem chamada para trazer pesquisadores britânicos a instituições brasileiras

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Conpaf) e as UK Academies, por meio do Fundo Newton, lançaram chamada para trazer pesquisadores britânicos a instituições brasileiras por períodos que variam de 15 dias a 4 anos. As propostas serão aceitas do dia 1° de setembro até 24 de outubro, selecionadas em outubro e executadas a partir de março de 2017. A chamada pode ser consultada neste link (em inglês).

Ao todo 16 FAPs aderiram à chamada que internacionaliza a pesquisa nacional com parcerias entre brasileiros e britânicos. É obrigatório que os proponentes tenham um parceiro de pesquisa local, com quem desenvolverão atividades conjuntas. São três as modalidades de apoio disponíveis nesta chamada:

•Fellowships: nesta modalidade o apoio será em duas categorias, Jovens Pesquisadores (que obtiveram titulação de doutorado entre 2 a 7 anos atrás) e Pesquisadores Sênior (titulação de doutor obtida há mais de 7 anos)

•Research Mobility Grants: são consideradas dois tipos de missões, com até 15 dias de duração, e de 16 dias a 3 meses. Para o caso do estado de São Paulo serão considerados os períodos de 7 dias a um mês ou de um mês a um ano de duração

•Young Investigator Grants (apenas estado de São Paulo): apoia projetos de pesquisa com duração de até 4 anos, com quotas de bolsas previstas para alunos não graduados, mestrandos e doutorandos que podem auxiliar em partes do projeto.

São elegíveis os pesquisadores britânicos nas áreas das Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). Entre outros requisitos, os candidatos devem ter um co-proponente brasileiro, título de doutor e cargo acadêmico ou atividade pós-doutoral que exceda o período que vai permanecer no Brasil. Os critérios de seleção incluem o histórico dos candidatos, a qualidade da proposta e sua adequação à instituição que acolherá o pesquisador, os benefícios da estada no Brasil à carreira do mesmo e as perspectivas de colaboração a longo prazo.

O edital pode ser acessado neste link. Em caso de dúvida, contatefundonewton@confap.org.br ou, especificamente para o estado de São Paulo,chamada_ukacademies@fapesp.br. As propostas deverão ser submetidas a partir de 1º de setembro pelo link http://sigconfap.ledes.net ou, para o estado de São Paulo, http://www.fapesp.br/en/8951

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP