Voltar
Publicado em: 11/07/2016 às 15:15

Visitantes da SBPC 2016 conhecem Observatório de Bolsas da Fapesb

Por: Ascom/Fapesb

O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) recebeu durante a 68º reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o público que visitava a Expotec apresentando ações de ciência, tecnologia e inovação realizadas durante os 15 anos da instituição. O Observatório de Bolsas chamava atenção de quem passava pelo local.

A professora do curso de letras e inglês da Uneb, campus Teixeira de Freitas, Cleideni Alves do Nascimento conheceu detalhes do funcionamento da plataforma da Fapesb. “Achei esse instrumento da Fapesb uma forma bacana de mostrar e transparente os dados, para que os pesquisadores e os próprios bolsistas terem acesso a isso. Nós, muitas vezes, estamos lá no nosso departamento, fazendo nosso projeto e não temos ideia de como funciona todo esse cenário e esse instrumento nos dá uma visão mais ampla”, falou.

Na sessão de pôsteres, estudantes bolsistas iniciação científica apresentaram projetos de pesquisa apoiados pela Fapesb, em diversas áreas do conhecimento. Na SBPC Jovem, o projeto Caminhão com Ciência, que desde 2005 leva exposições itinerantes para região da Uesc, estava lotado de crianças e adultos. O professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e coordenador do projeto Caminhão com Ciência, Neurivaldo José de Guzzi Filho explica que o projeto teve aporte financeiro da Fundação.

“O Caminhão com Ciência é um projeto multi, trans e interdisciplinar em química, física, matemática e biologia. O papel da Fapesb foi muito importante, participamos de um edital especificamente de extensão e conseguimos um recurso bom para comprar e adquirir parte do acervo. Todos os anos no edital da Semana de Ciência e Tecnologia a gente consegue um recurso da Fapesb e conseguimos agregar atividades que ficam incorporadas ao acervo do caminhão”, disse.

Voltar