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Publicado em: 01/10/2015 às 18:08

Alunos medalhistas da Obmep visitam Fapesb e Instituto de Matemática da UFBA

Por: Ascom/Fapesb

Com o intuito de incentivar o interesse pela vida acadêmica e promover a aproximação de jovens talentos e universidade, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Eduardo Almeida, reuniu-se com alunos baianos, medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2014. Após ouvir o feedback dos alunos sobre os desafios e dificuldades enfrentados na vida escolar, Eduardo disse que pretende formatar um programa que os auxilie nos estudos para que possam se desenvolver no meio acadêmico. “Queremos fortalecer as áreas de ciências exatas para o estado, pois quanto mais cedo estes alunos estiverem preparados, mais fortes serão na universidade”, afirmou.

Joseph Inácio Vieira Gomes (8º ano), Vinícius Bezerra Cavalcante de Souza e Nícolas Meira Sinott Lopes (ambos do 1º ano), do Colégio Militar de Salvador e Wallace Pinelli Pantas Porto (1º ano) do Colégio da Polícia Militar da Bahia fizeram uma visita à Fapesb, onde puderam conhecer o trabalho realizado pela Fundação. Em seguida, os alunos foram para o Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para conversar com o diretor Evandro Santos. Os jovens falaram sobre a falta de cursos no período de férias e da interrupção das aulas oferecidas pelo Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) voltado para os alunos medalhistas da Obmep. Para Nícolas, seria interessante ter um reforço nas férias: “Às vezes nas férias damos uma parada nos estudos e seria bom que nesse período tivéssemos aulas de matemática”.

Outra questão levantada foi a falta de apoio para o alunos participarem das Olimpíadas. Wellington Portos, pai de Wallace, comparou os resultados das olimpíadas de Minas Gerais e Bahia. Enquanto a Bahia teve 11 medalhistas de ouro na última edição, Minas somou em torno de 150: “O governador do estado de Minas Gerais apoia e incentiva os alunos, que têm aulas específicas para a Obmep. Por isso há uma porcentagem tão grande de medalhistas. E este número é uma constante, ano após ano”, explicou.

Após ouvir as colocações dos alunos, Evandro propôs que seja feito um projeto piloto em parceria entre a UFBA, a Fapesb e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para viabilizar ações que promovam a aproximação dos estudantes de ensino médio e fundamental com a universidade. “Nós nos ressentimos por esta falta de comunicação entre alunos e universidades, pois poderíamos aproveitar mais estes jovens. O Instituto de Matemática tem muito interesse em participar desse projeto”, afirmou o diretor.

“Eu, falando como governo, não quero perder estes alunos. Quero que fiquem aqui na universidade, para daqui a dez anos serem nossos profissionais, pois temos uma carência muito grande de profissionais na área de exatas”, disse Eduardo Almeida.

Após a reunião, os alunos conheceram o Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística da UFBA, o LEMA, que possui modelos concretos para demonstrar princípios e teorias que facilitam o aprendizado em Matemática, Estatística e áreas afins. Para Wallace, o encontro foi muito proveitoso: “Esse encontro é importante porque os alunos no colégio não têm muito contato com o mundo universitário, eles só têm esse contato quando realmente entram na universidade. Também é bom para que o governo fique ciente dos problemas e das conquistas dos alunos, para aproveitarem a oportunidade e criar novos programas”, disse.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb

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