Programa de Bolsas

O Programa de Bolsas (PROGBOL) da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia – FAPESB tem como principal objetivo apoiar a qualificação de recursos humanos no Estado da Bahia. Nos últimos anos, a formação de capital humano qualificado através do PROGBOL tem contribuído significativamente para viabilizar a política estadual de ciência, tecnologia e inovação, o que pode ser percebido através de levantamentos estatísticos recentes que demonstram o crescimento significativo dos cursos de pós-graduação, da fixação de jovens doutores e do interesse cada vez maior dos jovens pela iniciação científica, nas diversas instituições de Ensino e Pesquisa do Estado.

O PROGBOL, atualmente, corresponde a 40%, aproximadamente, do orçamento da FAPESB, tornando-se, assim, um dos principais programas desta Fundação. As formas de concessão de bolsas são realizadas através de Cotas Institucionais para as bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, de Editais, para as bolsas de Pesquisador Visitante, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado e de Bolsas vinculadas ao desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (Bolsas-Projeto), modalidades estas concedidas a projetos selecionados através dos Editais das Diretorias Científicas e de Inovação, sendo elas: Apoio Técnico, Inovação Tecnológica, Iniciação Tecnológica, Iniciação Científica, Pesquisador Local, DIT (Desenvolvimento de Inovação Tecnológica), dentre outras.

Dessa forma, a FAPESB fomenta e estimula a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.

Voltar