Voltar
Publicado em: 23/10/2012 às 10:13

Aprovados no Edital de Apoio ao Semiárido assinam termo de outorga na FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

Aconteceu nesta segunda-feira, 22/10, na FAPESB, a assinatura dos termos de outorga dos pesquisadores aprovados no Edital 008/2012 – Apoio a Projetos de Pesquisa e Articulação em Rede para o Semiárido Baiano. O intuito deste Edital é selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação em rede, cujos objetivos estejam relacionados à ampliação e difusão do conhecimento, de modo a contribuir para a solução de problemas, melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Baiano.

Foram aprovados 19 projetos, todos estruturados em formato de rede de pesquisa, de natureza interdisciplinar e interinstitucional. Os projetos foram classificados em três faixas. Na faixa 01, foi aprovado um projeto que terá como objetivo, além da pesquisa voltada para o Semiárido, articular-se em rede com os demais projetos aprovados no Edital, possibilitando a troca de conhecimento em uma linguagem comum aos grupos de pesquisa. Este projeto tem como tema Sustentabilidade e Tecnologia na Produção de Pinha nos Territórios de Identidade de Irecê, Vitória da Conquista e Chapada Diamantina, na Bahia. Na faixa 02, foram aprovados 15 projetos de natureza experimental sobre o Semiárido Baiano. Na faixa 03, foram aprovados três projetos de natureza não experimental voltados para a transferência de tecnologias.

Estratégias de irrigação, uso eficiente da água, controle de moscas-das-frutas, práticas de manejo da mamona, seleção de cultivares de mandioca tolerantes à seca são alguns dos temas dos projetos aprovados. Os trabalhos deveriam versar, preferencialmente, sobre as linhas temáticas de Sustentabilidade no Semiárido; Inclusão Produtiva; Biodiversidade e ecologia; Uso e reuso da água; Energia; História, identidade e cultura; Sistemas Produtivos; Segurança alimentar; Emprego, trabalho e geração de renda; Inclusão social; Moradia e Habitação.

Para este Edital, a FAPESB destinou recursos no valor total de R$ 5 milhões. Confira aqui os nomes dos pesquisadores aprovados.

Fonte: Ascom/Fapesb

Voltar