Voltar
Publicado em: 14/09/2016 às 15:02

BA: Parque Tecnológico passa a abrigar Polo de Inovação do Ifba

Por: Ascom/Fapesb

MUNICIPIOS BAIANOS - Parque Tecnologico Passa a Abrigar Polode Inovacao do IFBAUm importante complexo voltado para atender demandas estaduais de pesquisa, desenvolvimento e inovação será inaugurado, nesta terça-feira (13), às 9h, no Parque Tecnológico da Bahia, equipamento ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Trata-se do Polo de Inovação Salvador (PIS), unidade vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), que irá abranger, ainda, a formação de recursos humanos e a prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente na área de tecnologia em saúde. Na ocasião, o secretário da Secti, Manoel Mendonça, irá representar o governador Rui Costa.

O PIS é composto por cinco laboratórios: Laboratório de Engenharia Médica e Clínica (LEMC), Laboratório de Física Médica (LAFIR), Laboratório de Produtos para Saúde (LABPROSAUD), Laboratório de Prototipagem Integrada (LAPROTI) e Laboratórios de Sistemas Computacionais (LSCOMP). Cada uma dessas instalações possui equipe e dispositivos próprios, com capacidade de desenvolver soluções em diferentes frentes.

A relevância desses laboratórios é notória e alguns deles são os únicos a realizarem procedimentos específicos em todo o Brasil. O LABPROSAUD, por exemplo, é único no país a ser creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica, ensaios em luminárias cirúrgicas e de diagnóstico, e ensaios em vestimentas de proteção contra raios x.

Com a instalação do novo conjunto de laboratórios, é esperada a ampliação do surgimento de soluções tecnológicas inovadoras, no âmbito dos serviços de saúde, indústrias e regulação sanitária. Desta forma, as novas funcionalidades criadas podem aumentar a efetividade de diagnósticos e terapias ou permitir, ainda, a otimização do gerenciamento dos riscos inerentes às práticas de saúde.

Seminário reúne representantes de incubadoras para discutir e perspectivas da área

Discutir boas práticas e as perspectivas futuras das Incubadoras de Empresas do Estado no contexto do empreendedorismo inovador. É com esta proposta que a Rede Baiana de Empreendedorismo e Incubação (R-BEI) realiza o I Seminário Estadual de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia. A abertura do evento será realizada por Manoel Mendonça, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), e Adhvan Furtado, superintendente do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O primeiro dia de palestras conta com representantes de incubadoras de outros estados do Brasil, além de nomes ligados às incubadoras, como Antônio Rocha, do Parque Tecnológico, Marcos Castellar e Flávio Marinho, da Unifacs e Senai, respectivamente. Já no segundo dia, a palestra “A importância dos indicadores para avaliação do desempenho das incubadoras de empresas” é o principal assunto a ser discutido. Logo após, sessões técnicas serão realizadas para pequenas discussões.

De acordo com a integrante da R-BEI, Danile Sanches, este é o primeiro encontro para alinhar a meta principal dessas organizações, que é o fortalecimento da competitividade das empresas baianas. “Acredito que este seminário vai agregar muito valor ao trabalho realizado pela Rede de Empreendedorismo e Incubação, além de trazer novos olhares de pessoas de outros estados que podem trazer novidades para nós”, comentou.

A ação é uma iniciativa da R-BEI e do Sebrae, com apoio Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Rede+ e das Incubadoras Áity, Inovapoli e Incubadora de Negócios da Universidade Salvador (Unifacs).

Fonte: Municípios Baianos

 

Link: http://www.municipiosbaianos.com.br/noticia01.asp?tp=1&nID=30102

Voltar