Publicado em: 14/03/2014 às 15:13

Clélio Campolina é novo ministro de Ciência e Tecnologia

O reitor Clélio Campolina Diniz assume nesta segunda-feira, dia 17, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação em substituição ao professor Marco Antonio Raupp. Ele será empossado pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia em Brasília, às 10h, junto com os outros cinco ministros nomeados: Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário), Gilberto Occhi (Cidades), Eduardo Lopes (Pesca e Aquicultura), Neri Geller (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Vinicius Nobre Lages (Turismo).

Clélio Campolina Diniz dirige a UFMG desde 2010. É professor titular aposentado do Departamento de Economia e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Integrante desde 2010 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão de assessoramento da Presidência da República, publicou mais de 100 trabalhos no Brasil e no exterior e recebeu dezenas de condecorações e prêmios acadêmicos.

Possui graduação em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 1967), graduação em Engenharia Mecânica (PUC Minas, 1970), especialização em Desarollo y Planificación pelo Instituto Latinoamericano de Planificación Económica y Social (Ilpes, 1971), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1978), doutorado em Ciência Econômica (Unicamp, 1987) e pós-doutorado pela University of Rutgers (1991).

Foi diretor da Face, presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), coordenador da área de economia do Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e presidente da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Fonte: Site da UFMG com informações do Blog do Planalto