Publicado em: 15/05/2015 às 18:45

Conselho Curador aprova novo Diretor Científico da Fapesb

049_ Foto 15_05_2015

Foi aprovado na tarde desta sexta-feira, em reunião extraordinária do Conselho Curador, o novo Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), professor Saulo Carneiro de Souza Silva. Bacharel e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutor pela USP, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madri, Espanha) e Queen Mary University of London (Reino Unido), Saulo é, atualmente, professor titular da UFBA, lotado no Instituto de Física. Ele assume a Diretoria Científica em substituição a Elias Ramos, recentemente convocado para assumir o cargo de Diretor de Inovação junto à FINEP.

Para o diretor geral da Fapesb, Eduardo Almeida, o novo Diretor Científico tem um perfil bastante adequado para o cargo: “Saulo tem um histórico de contribuições relevantes como cientista, fazendo parte da lista recentemente divulgada dos pesquisadores mais citados no Google Scholar”, disse.

Para o Superintendente de Desenvolvimento Científico da SECTI, Luiz Antônio Pontes, a chegada de Saulo à Fapesb vem fortalecer a nova equipe gestora da Fundação: “Nós vemos que está se montando não só na SECTI mas também na Fapesb uma equipe de respeitabilidade, com professores e pesquisadores do CNPq, e acho que isso é muito bom para o Estado da Bahia e para a Ciência e Tecnologia”, afirmou.

Saulo diz estar otimista como Diretor Científico: “Agradeço a aprovação e o convite que foi feito para essa diretoria. Encontrei na SECTI e na diretoria geral da Fapesb nomes com currículos excelentes, com perfis científicos, e isso mostra que podemos ficar otimistas com o que vai ser essa diretoria”. O novo diretor falou também sobre um dos desafios que terá que enfrentar junto à diretoria geral, que é a questão da desburocratização dos processos: “Você afasta o bom cientista quando burocratiza demais os processos e lendo a entrevista de Eduardo no boletim da Fapesb eu vi que há uma intenção clara de tentar resolver esse problema”.

Além de colaborar com a diretoria geral para a manutenção das ações da Fapesb e as modernizações necessárias, Saulo diz que se dedicará também, a ações para distribuição de recursos: “Vou prezar com mais força, com critérios de qualidade e excelência, pela distribuição de recursos, que é um projeto da Diretoria Geral no qual estarei empenhado em colaborar”.

Confira o Currículo Lattes do novo Diretor Científico da Fapesb.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb