Voltar
Publicado em: 06/11/2012 às 14:23

Cooperação técnica vai fomentar formação de engenheiros

Por: Ascom/Fapesb

Acordo foi assinado durante seminário que debateu a formação dos profissionais para a próxima década

“A política industrial que está sendo desenvolvida na Bahia tem contribuído para a transformação econômica do Estado como um todo, com isso, a demanda por mão de obra qualificada tem sido muito grande, principalmente quando se trata de profissionais de engenharia”, afirmou James Correia, secretario da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A declaração foi feita nesta segunda-feira (05/11), durante o Seminário Formação de Engenheiros para a próxima década: a visão do setor industrial da Bahia.

O evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, foi uma iniciativa do Fórum de Inovação da Bahia, por meio do Grupo Temático de Engenharia, do qual a SICM faz parte. Além do secretário James Correia, estiveram presentes Armando Alberto da Costa Neto, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, Roberto Paulo Machado Lopes, diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), representantes do governo, do segmento empresarial e da comunidade acadêmica.

O seminário teve como objetivo informar, refletir e discutir os perfis dos engenheiros que deverão ser demandados pela indústria baiana nos próximos dez anos. Durante a palestra “Cenário para o futuro da Indústria Baiana”, Paulo Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Econômico da SICM, fez um paralelo entre o boom econômico e tecnológico e a exigência por mão de obra qualificada.

“Temos condições plenas para atender a demanda das indústrias, entretanto precisamos de um esforço coletivo entre governo, instituições de ensino e do envolvimento direto das empresas na qualificação de profissionais para o atendimento das suas demandas”, disse Paulo Guimarães.

A programação seguiu com um Painel da Indústria dividido em cinco temas: Complexo Petroquímico, Complexo Metal Mecânico, Setor de Mineração, Setor de Energia e Complexo da Construção Civil.

Convênio – Em paralelo ao evento, foi assinado acordo de cooperação técnica entre a SICM e a FAPESB, representadas pelo secretário James Correia e pelo diretor geral da fundação, Roberto Paulo Machado Lopes. O acordo visa o apoio ao desenvolvimento de pesquisas em laboratórios de universidades públicas do Estado da Bahia, nas áreas prioritárias do Governo do Estado, especialmente as Engenharias, por meio da concessão de bolsas de Apoio Técnico.

FONTE: SICM

Voltar