Publicado em: 31/08/2016 às 15:10

Criminalidade será tema de palestra da Academia de Ciências da Bahia

CONFAP - Criminalidade Será Tema de Palestra da Academia de Ciências da BahiaO Atlas da Violência 2016 indica que a Bahia teve um crescimento de 132,6% na taxa de atos violentos. O professor do doutorado e mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador, João Apolinário procurou entender a arquitetura da violência decorrente da criminalidade nos principais municípios baianos e apresenta dados da sua pesquisa sobre “Criminalidade nas Cidades Centrais da Bahia”, dia 17 de agosto às 9h, no Espaço Lazareto.

A palestra gratuita, promovida pela Academia de Ciências da Bahia (ACB), acontece na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O professor avaliará a aplicação da Teoria das Cidades Centrais de Christaller na determinação de padrões da criminalidade nas cidades centrais da Bahia, no período de 2004 a 2009.

O professor explica que a motivação para pesquisar o tema se deu pela necessidade de se conhecer o perfil qualitativo e quantitativo da criminalidade nas cidades baianas. “Essa justificativa é que proporcionou a investigação para fins de diagnóstico e prognóstico de formulação de políticas públicas e planejamento estratégico de Segurança Pública no Estado”, completou.

Na ocasião, Apolinário apresentará resultados obtidos sobre a disseminação da criminalidade. “Nesse sentido, a pesquisa aponta caminhos possíveis para atuação de uma boa governança da segurança pública na medida em que se oferece o serviço público com base em trabalhos científicos, evitando-se a aplicação de esforços por meio de tentativa e erro”, conclui.

O que: Palestra “Criminalidade nas Cidades Centrais da Bahia”
Quando: 17 de agosto de 2016 às 9h.
Onde: Espaço Lazareto – Fapesb. Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro, Federação, Salvador-BA.
Entrada gratuita

Link: http://confap.org.br/news/criminalidade-sera-tema-de-palestra-da-academia-de-ciencias-da-bahia/