Publicado em: 02/09/2014 às 17:51

Desafio Universitário estimula atitudes empreendedoras

Disseminar a cultura empreendedora através da participação em jogos online e em atividades de Educação a Distância (EaD) e presencias. Essas são algumas das intenções do Desafio Universitário Empreendedor, que reúne jovens de todo o país para uma competição que estimula atitudes empreendedoras. O interessado deve preencher o formulário no site para iniciar a participação na plataforma virtual.

No decorrer do processo, eles adquirem pontuaações em um ranking, conforme o regulamento. As inscrições podem ser feita durante todo ano, porém, quem se inscrever depois de 31 de outubro só poderá concorrer na competição de 2015.

O ciclo iniciado em novembro de 2013 termina no próximo dia 31 de outubro, quando sai o resultado dos rankings e começa a fase de apuração da etapa estadual, que, na Bahia, acontece entre os dias 24 e 29 de novembro. A apuração da grande final nacional será realizada entre 5 a 9 de dezembro, em Brasília.

Para somar pontos, será oferecida uma lista de jogos online, envolvendo tomada de decisões e desafios, como “O Chefe”, “Vendendo seu Peixe” e “Hora de Liderar”. A participação em outras atividades educacionais, ligadas ao empreendedorismo, aumentam as chances do jovem no Desafio.

Na etapa estadual, o Desafio Universitário contempla os três universitários que conseguem a melhor pontuação, e mais um jovem que obtém a melhor pontuação nos jogos e atividades educacionais na competição. Os quatro vencedores ganham um smartphone, um troféu e uma viagem para disputar a etapa nacional.

A fase nacional acontece na modalidade presencial, envolvendo a competição por atividades lúdicas e elaboração de um plano de negócios. Os vencedores levam um tablet, um troféu e uma viagem internacional de até dez dias. As equipes que ficarem em 2º e 3º lugares ganham um tablet e um troféu.

Os professores indicados pelos alunos classificados para a final nacional recebem smartphone e troféu. Aquele com maior número de indicações de alunos inscritos no Desafio receberá um troféu, uma viagem para participar da cerimônia de premiação o e uma viagem de até 10 dias para um centro de empreendedorismo brasileiro. Já os professores indicados pelos alunos ganhadores do Desafio, na final nacional, recebem tablet, troféu e uma viagem de até 10 dias para um centro de empreendedorismo brasileiro. São quatro professores premiados.

As Instituições de Ensino Superior dos alunos premiados e as com maior número de inscritos recebem troféus. A primeira Instituição com o maior número de indicações em todo o Brasil poderá mandar um representante para participar da solenidade de premiação nacional.

“Com o Desafio, o estudante consegue desenvolver habilidades de gestão do seu próprio negócio, testar e aprimorar suas capacidades de empreender, somados à possibilidade de ganhar prêmios, como viagens internacionais, e o reconhecimento profissional e acadêmico em âmbito nacional”, enumera a analista do Sebrae Bahia, Iara Barreto.

Fonte: Ascom – Sebrae/Bahia