Publicado em: 12/09/2014 às 19:25

Diretor da Fapesb participa de abertura do IV Prospecti

Terminou nesta sexta-feira, 12/09, o IV Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica – ProspeCT&I 2014, que aconteceu juntamente com o VII Encontro Acadêmico de Propriedade Industrial, Inovação e Desenvolvimento – ENAPID, II Workshop de Propriedade Intelectual – WPI, I Encontro das Pós-Graduações em PI&TT e I ForumTechMining, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador-BA. Durante esta semana, aconteceram diversas atividades como minicursos, treinamentos, oficinas, palestras e mesas redondas. A programação incluiu uma rodada de negociações e uma visita ao Parque Tecnológico da Bahia.

Na mesa de abertura, que aconteceu na quarta-feira, 10/09, o diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Lopes, falou sobre a importância do evento: “É uma satisfação para a Fapesb apoiar eventos como este, que contribuem muito para ampliar a percepção da sociedade sobre a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação na vida das pessoas”. O diretor destacou, também, o papel da inovação no desenvolvimento da sociedade e a necessidade de incorporá-la às estruturas produtivas: “Precisamos incorporar a inovação às nossas estruturas produtivas e romper com padrões de comportamento, pois isso é um grande problema que trava o avanço da inovação na Bahia e no Brasil”.

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, destacou a importância de trazer a CT&I à pauta de discussões nas instituições: “Eventos como esse são importantes para que a gente possa trazer para dentro de nossas instituições o pensamento de que pesquisa, extensão, ciência e tecnologia têm que estar na pauta da discussão do dia a dia”.

O pró-reitor de ensino de pós-graduação da UFBA, Olival Freire (representando o reitor da UFBA, João Carlos Salles), falou sobre as amarras que dificultam o emprego da inovação no país e como eventos como este são importantes para desatar estas amarras. “A UFBA, em sua atual gestão, está comprometida em reforçar os mecanismos que possam agir como facilitadores da inovação e da transferência de tecnologia em todo o país”, acrescentou.

Também participaram da mesa de abertura a coordenadora do CINTEC de Sergipe, Simone de Cássia Silva e o Diretor do Deptº de Tecnologias Inovadoras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Rafael de Sá Marques, que proferiu palestra apresentando um panorama da CT&I no Brasil.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb