Voltar
Publicado em: 01/04/2016 às 14:07

Edital de apoio a pessoas físicas é lançado pela Fapesb e Secti

Por: Ascom/Fapesb

Com o auditório do Parque Tecnológico lotado, edital concede apoio ao desenvolvimento de ideias.

Criar para inovar. Essa é a perspectiva do edital de apoio ao Desenvolvimento de Ideias, linha de ação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação (Secti), lançado nesta sexta-feira (1), no auditório do Parque Tecnológico da Bahia. A iniciativa visa contemplar pessoas físicas com ideias de negócios com base tecnológica e espírito empreendedor.

O diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida falou na abertura do evento sobre o fomento ao desenvolvimento de startups como um dos principais pilares para inovação. “Esse edital é um esforço da Fapesb, Secti e SEBRAE sobre nossas experiências e demandas do mercado. Esperamos que esse programa seja um marco para o estado e que a Bahia sirva de modelo para o desenvolvimento de programas similares”, afirmou.

Poderão participar do edital e concorrer a uma bolsa de pesquisa mensal de R$2 mil, pelo período de quatro meses, pessoas físicas residentes no Estado da Bahia em qualquer área do conhecimento, que submetam projetos para desenvolvimento das suas ideias, com potencial para conceber futuros empreendimentos tecnológicos do tipo startups. Para inscrição e informações do edital, os interessados devem acessar o portal: www.fapesb.ba.gov.br

Para o estudante de doutorado de Geo-física (Ufba) e de pós-graduação (Game e design na Uneb), Danilo Sande o edital veio a calhar para melhoramento da sua ideia. “Eu vim porque eu tenho um projeto que já está sendo desenvolvido na Uneb, eu já tenho uma equipe, no caso, eu queria saber se o edital se encaixava. Não tenho experiência de mercado, então vai ser interessante porque eu vou começar a pensar melhor no mercado, esse é o motivo pelo qual estou aqui”, animou-se.

Fátima Guedes, a funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é uma Secretaria de Articulação (SDE), afirmou que o lançamento do edital foi bastante proveitoso e esclarecedor “e traz uma expectativa maravilhosa e a gente espera que seja um projeto que dê certo e que o resultado seja a contento pra que a gente tenha empresas com qualidade. Pois, a gente tem a experiência de trabalhar com empresas e a gente veio participar para saber realmente como participar, como essas ideias vão ser desenvolvidas, para que a gente possa orientar as pessoas, os empreendedores que buscam essa ajuda e essa orientação técnica”.

Voltar