Voltar
Publicado em: 02/05/2016 às 10:02

Edital Desenvolvimento de Ideias encerra inscrições dia 20 de maio

Por: Ascom/Fapesb

Criar para inovar. Essa é a perspectiva do edital de apoio ao Desenvolvimento de Ideias, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa visa contemplar pessoas físicas com ideias de negócios com perfil tecnológico (startups) e espírito empreendedor. As inscrições para submissão de propostas terminam dia 20 de maio.

Com o edital, pessoas físicas residentes no Estado da Bahia podem concorrer a uma bolsa de pesquisa mensal de R$2 mil, pelo período de quatro meses. Os selecionados contarão com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA), para orientação especializada em diversas áreas, como legalização do negócio, aspectos contáveis, mercado, finanças, inovação, modelagem do negócio, captação de recursos, marketing e plano de negócio. A ação objetiva, em longo prazo, o surgimento de negócios promissores e indução ao empreendedorismo tecnológico.

O coordenador de apoio à competitividade empresarial da Fapesb, Alzir Mahl explica que a Fundação pretende capacitar ideias com potencial de inserção no mercado. Desde o lançamento do edital 004/2016, foram realizadas palestras de divulgação na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no IhacLab-i – Espaço Aberto de Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), na Faculdade Área 1, Unifacs e Escola Politécnica (Ufba).

Para o diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, é importante impulsionar o desenvolvimento desse tipo de ação: “O edital é um esforço da Fapesb, Secti e Sebrae sobre nossas experiências e demandas do mercado. Esperamos que esse programa seja um marco para o estado e que a Bahia sirva de modelo para o desenvolvimento de programas similares”, afirmou.

Voltar