Voltar
Publicado em: 18/09/2015 às 10:19

Edital Universal da Fapesb recebe mais de 700 propostas de projeto de pesquisa

Por: Ascom/Fapesb

Com o intuito de apoiar projetos de pesquisa científica ou tecnológica em qualquer área do conhecimento e promover a formação de grupos de pesquisa no estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou, este ano, o Edital Universal, no valor de R$ 8,5 milhões. O edital foi dividido em três faixas distintas, sendo elas: Faixa A – Destinada exclusivamente a pesquisadores que obtiveram o título de doutor a partir de 2007, inclusive; Faixa B – Destinada exclusivamente a pesquisadores Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ/DT) do CNPq categoria 2, ou ainda, a pesquisadores que não possuem bolsas destas modalidades, em qualquer categoria; e Faixa C – De livre concorrência.

No total, o Edital Universal recebeu 738 propostas, das quais 708 foram enquadradas e separadas por área do conhecimento, conforme mostra o histograma apresentado pela Diretoria Científica da Fundação. Nele, é possível perceber que as áreas de Ciências Biológicas, Agrárias e Veterinárias e Médicas e da Saúde são as que mais receberam propostas de projetos, enquanto Línguas e Artes e Ciências da Computação foram as áreas com menor número de propostas. “Este levantamento esclarece para a comunidade acadêmica a demanda das propostas submetidas este ano, por área, para um Edital que visa contemplar todas as áreas do conhecimento”, explica Thiago Albuquerque, Coordenador de Fomento da Diretoria Científica da Fapesb.

O primeiro Edital Universal foi lançado pela Fapesb em agosto de 2007, no valor de R$ 2 milhões. Na época, 138 propostas foram enquadradas, sendo que as áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, e Ciências da Saúde foram as que receberam maior número de projetos (27, 26 e 24 respectivamente), seguidas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, e Linguística, Letras e Artes. Nos anos seguintes, não houve o lançamento do Edital Universal, mas os pesquisadores puderam submeter suas propostas ao Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa do Programa de Apoio à Pesquisa – Pró-Pesquisa, que também apoia projetos em qualquer área do conhecimento. No último, lançado em 2011, as áreas de Ciências Biológicas (23%), Agrárias (20%) e da Saúde (18%) receberam o maior aporte de recursos.

As propostas do Edital Universal 2015 encontram-se em fase de avaliação. O resultado está previsto para 20 de novembro. Mais informações podem ser encontradas no site da Fapesb.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb

Voltar