Publicado em: 27/07/2015 às 15:48

Fapesb apresenta Concurso Ideias Inovadoras para setor da Economia Criativa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb, em parceria com o escritório Bahia Criativa – Incubadora de serviços criativos, realizou, na última quinta-feira, 23/07, um encontro preparatório para a oficina de projetos do edital Concurso Ideias Inovadoras 2015 da Fapesb. O objetivo do encontro foi sanar as dúvidas sobre o Edital e esclarecer os pontos mais importantes do mesmo, principalmente para os candidatos interessados pela categoria Inventores da Economia Criativa. Nos dias 30 e 31 de julho, o Bahia Criativa estará promovendo oficinas para auxiliar os proponentes no projeto. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.

O encontro foi conduzido por Talita Costa, coordenadora pedagógica dos cursos do Bahia Criativa, que falou um pouco sobre a Economia Criativa no Brasil: “A economia criativa deriva do trabalho artístico, criativo de vocês, e o mais importante é a identidade, os valores, o imaginário”, afirmou. Segundo ela, o que determina o valor do fruto da Economia Criativa é a sua dimensão simbólica, e a criatividade e o capital intelectual são matérias-primas.

Vivian Alves, gestora do Concurso Ideias Inovadoras da Fapesb, falou sobre os objetivos do Concurso e seus pontos principais. Confira:

O Concurso Ideias Inovadoras 2015 conta com oito categorias
1- Ensino Médio ou Técnico de Nível Médio
2- Graduandos
3- Pós Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu
4- Pesquisadores
5- Graduados Independentes
6- Inventores Independentes
7- Inventores da Economia Criativa
8- Inovações Educacionais – esta categoria foi lançada este ano, em parceria com a Secretaria de Educação, e é destinada a profissionais do magistério – gestores, professores e coordenadores pedagógicos que atuem nas unidades de ensino das redes públicas, estadual ou municipal.

Para participar do concurso, os candidatos devem preencher o formulário online no site da Fapesb, sem esquecer de concluir o procedimento. A não conclusão implica em desenquadramento. Além de preencher o formulário, é necessário enviar o projeto impresso pelo correio. “Aqueles que desejarem, podem incluir em anexo imagens do seu produto, ou enviar um CD com um vídeo explicativo, a fim de tornar mais clara a sua ideia”, disse Vivian. Os projetos serão analisados por consultores ad hocs de fora do estado da Bahia. Serão escolhidas dez propostas de cada categoria para a etapa de defesa oral, em que os representantes deverão apresentar pessoalmente a sua ideia inovadora para uma banca avaliadora. A última etapa é a premiação, que acontecerá em um evento promovido pela Fapesb, onde os vencedores serão anunciados.

O projeto pode ser apresentado individualmente ou em equipe, sem limite de número de participantes. Cada proposta, poderá concorrer em apenas uma categoria, mas o mesmo proponente pode enviar até duas propostas diferentes para uma ou duas categorias. O perfil do proponente deve ser compatível com os requisitos constantes na categoria em que submeterá a proposta, conforme explicou Vivian: “Se você já é formado na faculdade, não pode se inscrever na categoria graduandos, pois estará competindo com pessoas com um nível de conhecimento abaixo do seu. O próprio sistema não permitirá a sua inscrição na categoria errada”.

A banca avaliadora levará em conta os critérios de: originalidade; aplicação prática; impactos socioeconômicos, ambientais e culturais da inovação; diferenciação em relação ao mercado; capacidade de inserção no mercado; perfil do proponente e de sua equipe e a apresentação oral do projeto. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil reais para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Para mais informações acesse o Edital no site da Fapesb, ou envie sua dúvida para cdteequipe@fapesb.ba.gov.br .