Publicado em: 27/05/2021 às 14:50

Fapesb aprova incentivo a mestrandos e doutorandos que terminarem projetos antes do prazo

Medida, que também se aplica aos orientadores, foi aprovada durante reunião remota do Conselho

O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) se reuniu nesta quarta-feira (26), em um encontro virtual com seus representantes, da gestão pública, empresas, universidades e institutos, entre titulares e suplentes. Na presidência do Conselho, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro, liderou a deliberação das novas resoluções, como a votação de questões relacionadas a bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica, além da apresentação de novos membros das Câmaras de Assessoramento e debates sobre o incentivo à antecipação da conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu, tanto para o aluno, quanto para o orientador.

Concluída a reunião, a secretária Adélia Pinheiro ressaltou que o Conselho cumpre o papel de dialogar com instituições, universidades e centros de pesquisa para deliberar as principais demandas de fomento e incentivo à ciência, tecnologia e formação de pessoas, sempre em benefício da sociedade. “Aprovamos uma resolução para conceder incentivo financeiro a mestrandos, doutorandos e os respectivos orientadores que terminem seus projetos de pós-graduação antes do prazo estipulado. Além disso, estamos elaborando uma nota, em nome da Fapesb, para divulgar à sociedade, destacando nossa solidariedade a todos os impactados pela pandemia da Covid-19, em especial às mais de 450 mil vítimas no Brasil”, afirmou.

Para o diretor Geral da Fapesb, Márcio Costa, é importante destacar a sintonia dos conselheiros para o avanço da pesquisa em toda a Bahia. “Com a nova resolução aprovada, a Fapesb segue cumprindo o papel fundamental de estimular e fomentar a pesquisa em nosso estado. O Conselho é formado por representantes dos mais diversos setores da sociedade, sempre atento às demandas daqueles que são a principal razão da existência da Fapesb, os nossos pesquisadores e pesquisadoras”, disse.