Voltar
Publicado em: 26/08/2011 às 23:27

FAPESB comemora 10 anos de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado da Bahia

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB comemorou hoje, 26/08, 10 anos de existência. O evento de comemoração, ocorrido em sua sede, no alto da Colina de São Lázaro, contou com a presença de figuras ilustres como o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Paulo Câmera, o Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Machado Lopes, o Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, os ex-diretores da Fundação, além de secretários do Estado, Deputados, Senadores, reitores e presidentes de empresas e instituições parceiras.

Como parte da comemoração de seus 10 anos, a FAPESB lançou quatro novos editais. Na área científica, o Edital de Apoio à Organização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos e o Apoio a Pesquisas Interdisciplinares – PROINTER.

Já na área de inovação, a Fundação lançou o Apoio às Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica e um edital inédito no Brasil entre as Fundações de Amparo à Pesquisa: o Edital de Apoio a Projetos de Caracterização de Indicação Geográfica no Estado da Bahia. Os trabalhos submetidos a este edital deverão identificar e caracterizar um produto ou serviço como originário de um local ou região do Estado da Bahia, com características e reputação vinculadas ao seu local de origem. No total, para os quatro editais, será alocado o valor de R$ 5.000.000 (cinco milhões).

Durante a solenidade, o diretor geral da FAPESB citou o papel de protagonista da Fundação nas ações de ciência e tecnologia no Estado da Bahia, figurando hoje como uma referência no Estado. “Ao longo de toda sua trajetória, a FAPESB sempre teve crescimento ascendente, vertiginoso e exponencial, e o reconhecimento da comunidade científica é determinante e marcante para nós”, disse.

Paulo Câmera reafirmou o esforço da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) em consolidar a questão da inovação na Bahia tendo a FAPESB como parceira institucional. Falou também sobre a criação do Parque Tecnológico da Bahia, para o qual está buscando atrair mais de 10 mil doutores e mestres pesquisadores. “A Secretaria está trabalhando na consolidação da C,T&I no Estado da Bahia e com certeza a FAPESB é essencial no processo de afinamento de nossas áreas básicas que são a ciência e a tecnologia.”

Após os discursos de abertura, foi servido um coquetel, durante o qual os convidados puderam conhecer alguns dos projetos apoiados pela FAPESB, que estavam expostos em estandes montados na área externa do Casarão. Os pesquisadores tiveram a oportunidade de mostrar os resultados de seus trabalhos, cujos temas variaram desde métodos de irrigação com aproveitamento de águas salinizadas a invenções de alta tecnologia para detecção de alteração de produtos como óleo diesel.

Na sua comemoração de 10 anos, a Fundação reuniu importantes personagens da área de Ciência, Tecnologia e Inovação, reiterando sua importância e seu papel para a promoção da ciência, da tecnologia e da inovação no Estado da Bahia.

Fonte: ascom.fapesb

Voltar