Publicado em: 27/08/2014 às 11:05

FAPESB completa 13 anos como protagonista no apoio à CT&I no estado

No dia 27 de agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado a Bahia – FAPESB completou 13 anos. Empenhada em promover o crescimento econômico e social do estado, a Fapesb vem realizando diversas ações de apoio à pesquisa, com novos editais e parcerias. Apenas nos últimos sete anos, a Fapesb lançou 172 editais, destinando R$ 430 milhões ao fomento de projetos de pesquisa científica e de inovação e apoiando 4.103 projetos. Somam-se a este total R$ 165 milhões destinados a bolsas para estudantes e pesquisadores. De 2006 a 2013, os recursos destinados a editais deram um salto de R$ 22,7 milhões para R$ 86,1 milhões. Até agosto de 2014, foram lançados 17 editais no valor total de R$ 49,5 milhões. A previsão para o pagamento de bolsas até o fim do ano é de R$ 42 milhões.

A ampliação continuada no orçamento da Fundação pelo Governo do Estado possibilitou uma maior diversificação no apoio, com o lançamento de editais em temas mais específicos em 2013 e 2014. Neste contexto, estão, entre outros, os editais de Apoio a Doenças Negligenciadas, Apoio às Soluções Inovadoras para a Lavoura Cacaueira, Apoio a Redes de Pesquisa Ambiental e o mais recente Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa para o Sistema Viário Oeste (SVO) Ponte Salvador – Ilha de Itaparica.

A FAPESB destina recursos para diversas áreas do conhecimento. As áreas de Ciências Biológicas e da Saúde recebem em torno de 40%, seguidas das áreas de Ciências Exatas e da Terra (18,1%), Agrárias (16,1%) e Engenharias (8%). As universidades federais, especialmente a UFBA, acabam sendo o destino de 36,4% dos recursos da FAPESB, seguidas das universidades estaduais que ficam com 26,6% e dos centros de pesquisa, especialmente a Fiocruz e a Embrapa, com 17,2%.

Com o intuito de formar redes nacionais de pesquisa e núcleos de excelência, potencializando as ações de C,T&I no Estado, a Fapesb celebrou, desde 2007, 25 convênios e acordos de cooperação com instituições federais (CNPq, Finep e CAPES) no valor total de R$ 208,2 milhões, sendo R$ 143 milhões de recursos federais e R$ 65,2 milhões de recursos do tesouro estadual. Com as secretarias e órgãos estaduais, foram 15 convênios e acordos no valor de R$ 33,7 milhões.

Além dos acordos federais, a FAPESB assinou três Acordos de Cooperação Internacional, um com o Reino Unido e dois com instituições Francesas, e está negociando um acordo com o Canadá. Em agosto deste ano, foi lançado o edital do Newton Fund, fundo de apoio à pesquisa em Ciência e Inovação do Governo Britânico, em parceria com as FAPs. Este Edital visa apoiar pesquisas conjuntas de curto prazo ou de pequenas escalas, a fim de estabelecer colaborações sustentáveis entre o Reino Unido e pesquisadores brasileiros.

A Fapesb apoia, por ano, a realização de aproximadamente 125 eventos de CT&I locais, regionais, nacionais ou internacionais, envolvendo cerca de 60 mil pessoas e a participação de pesquisadores em eventos de CT&I no Brasil ou no exterior, contribuindo, dessa forma, para a qualificação e formação de recursos humanos e a difusão de conhecimentos, técnicas e tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.

Um das grandes prioridades da Fapesb é o apoio na formação científica. Com a ampliação do número de cursos de mestrado e doutorado, que triplicou na Bahia em menos de dez anos, deu-se, também a desconcentração espacial da base científica. A Fapesb expandiu o apoio aos programas de pós-graduação, acompanhando o crescimento das universidades e sua interiorização, principalmente das universidades estaduais, que passaram de um curso de mestrado para 63 cursos em 15 anos e de nenhum doutorado para 13 cursos no mesmo período. Segundo Roberto Paulo, diretor geral da Fapesb, a prioridade em avançar na formação científica decorre da necessidade de corrigir as distorções geradas pelo desenvolvimento tardio da pós-graduação na Bahia como um todo: “Para se ter uma ideia desse desenvolvimento tardio, a área de engenharia, que tem um grande potencial de inovação, teve a primeira tese defendida na Bahia somente no ano de 2009”, diz o diretor.

Com empresas, a Fapesb firmou dois convênios no valor de R$ 4,2 milhões, em um esforço para incorporar a inovação à estrutura produtiva do estado da Bahia. Desde 2007, foram disponibilizados em editais 73 milhões para inovação em empresas, beneficiando 142 empresas baianas.

“Os avanços obtidos nos últimos sete anos nos tornam mais confiantes em nosso potencial para traduzir o desenvolvimento científico e tecnológico em progresso material e melhoria das condições de vida da população baiana”, afirma Roberto Paulo Machado Lopes, diretor da Fapesb. “Nos tempos em que a inovação decorre essencialmente do conhecimento científico, é fundamental ampliar a percepção da sociedade sobre a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação como eixo estruturante do nosso desenvolvimento”, diz.

Fonte: Ascom/Fapesb