Publicado em: 27/08/2015 às 19:20

Fapesb completa 14 anos e premia pesquisador baiano por mérito científico

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) completou 14 anos nesta quinta. Criada com o objetivo de encurtar o caminho para superação de desigualdades regionais através do apoio ao desenvolvimento da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Fundação, ao longo dos anos, tornou-se protagonista no fomento a pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

Durante a solenidade de aniversário o diretor geral da Fundação, Eduardo Almeida, falou sobre a importância da Fapesb para o desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia. Afirmou também que a Fundação tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento científico e de inovação no estado com o seu programa de bolsas que, segundo ele, contribuiu fortemente com a expansão e consolidação da pós-graduação na Bahia: “Este é um momento de celebrar os esforços da Fundação. Atualmente é um período de recessão econômica, mas a gente acredita que o esforço que está sendo feito hoje pelo governo do estado, pela secretaria e pela nossa diretoria é uma importante forma de manter os investimentos na formação de recursos humanos”.

Como parte da comemoração, a FAPESB concedeu o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico ao pesquisador Maurício Lima Barreto, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (aposentado em 2013) e pesquisador sênior da Fiocruz-CPqGM. Barreto dedicou o prêmio à sua família e agradeceu aos colegas e às instituições que fizeram parte de sua trajetória como pesquisador. Ele falou sobre a responsabilidade gerada pelo prêmio e de sua relação com o professor Roberto Santos, presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB): “É uma honra receber esse prêmio, mas é uma responsabilidade à medida em que ele vai ser dado todos os anos. Como ninguém recebeu antes de mim, não posso falar sobre meus antecedentes, mas queria falar sobre a pessoa que dá nome a esse prêmio e dizer a Roberto Santos que agora estamos vinculados, não tem mais jeito, seu nome vai estar em meu currículo”, brincou.

O professor Barreto contou sua história acadêmica e lembrou seus anos de convívio com Roberto Santos na Escola de Medicina da UFBA. Tendo entrado precocemente no mundo da pesquisa científica, Barreto falou sobre seu prazer em ser pesquisador: “Acho que a liberdade do pensamento é uma grande característica da investigação. O direito e a liberdade de pensar são conquistas pelas quais devemos prezar bastante”.

Na ocasião, o secretário Manoel Mendonça (SECTI) enfatizou o trabalho da Fundação como agência de fomento: “Hoje, a Fapesb faz 14 anos e é fundamental para nossa Ciência, Tecnologia e Inovação. Nosso trabalho realmente é um grande agente, um grande braço em relação a políticas do estado”. Ao discursar na entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico o secretário falou sobre a honra da Fapesb e do Governo do Estado em dar ao prêmio o nome do presidente da ACB: “É uma honra para a Fapesb e para toda a Bahia, pois Roberto Santos tem sido um grande líder na ciência e política há muitos anos”.

Roberto Santos afirmou que o prêmio foi entregue ao professor Barreto como reconhecimento de toda a comunidade científica por sua capacidade, carreira e produção científica: “A Fapesb agiu muito bem em tê-lo escolhido para uma homenagem que começa a partir de hoje mas, seguramente, reconhecerá muitos dos demais cientistas que estão desenvolvendo e realizando trabalhos de plena importância aqui na Bahia”.

A solenidade de aniversário contou com a presença de reitores, secretários, ex-diretores, colaboradores, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica. Para finalizar o evento, a Fapesb apresentou um vídeo institucional que pode ser conferido clicando aqui.