Publicado em: 20/11/2014 às 10:45

FAPESB disponibiliza R$1,5 milhões para empresas de Comércio e Serviço

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia lançou este mês um edital inédito de Apoio à Inovação em Comércio e Serviço, no valor de R$ 1,5 milhões, que apoiará, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis) o desenvolvimento de inovações em produtos, processos e serviços em empresas baianas dos segmentos de comércio e serviços. O objetivo do Edital, além de apoiar projetos nesta área, é promover um aumento das atividades de pesquisa, inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do Estado. O Edital de Apoio à Inovação em Comércio e Serviço da Fapesb é pioneiro neste segmento no Brasil.

O edital será apresentado em detalhes nesta quinta-feira, 20 de novembro, no auditório da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – SICM, às 10h, em reunião promovida pelo Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia em parceria com a Fapesb. Este Fórum está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Secretaria da Indústria e Comércio e reúne empresários e representantes de entidades empresariais do estado.

Segundo Wilson Andrade, coordenador do núcleo de Inovação e Tecnologia para Pequena e Média Empresa (um dos seis núcleos do Fórum Regional) a inovação e a tecnologia são o caminho para o progresso: “Se você não tem inovação e não traz tecnologia para a empresa, não tem produtividade e não pode concorrer com os produtos chineses da vida. Para fazer isso, o grupo vem estudando há quatro anos”, afirma. Nestes quatro anos, o núcleo dialogou com os empresários baianos para identificar suas dificuldades em relação à inovação e tecnologia e listaram alguns pontos como a falta de conhecimento, de recursos e de estímulos fiscais. Eles também perceberam que o Micro Empreendedor Individual (MEI) não estava contando com incentivo financeiro de nenhuma agência de fomento ou linha de crédito. “Na Bahia já são 150 mil MEI e eles precisam de acesso à tecnologia e inovação para buscar competitividade, senão eles não crescem”, diz. “Houve uma sensibilidade da Fapesb, que acatou nossa sugestão e lançou este edital.”

Alzir Mahl, coordenador do Apoio à Competitividade Empresarial da Fapesb, fala sobre o edital: “Este é um Edital inédito no país, não existe outra chamada com este formato e público a ser apoiado, e surgiu através da demanda de associações e empresas do segmento empresarial baianos”. Para Alzir, o edital poderá contribuir para aproximar empresas, universidades e centros de pesquisa: “A Fapesb, com este apoio, expande seu olhar sobre segmentos empresariais muitas vezes não atingidos pelas linhas de apoio da Fundação e, ao mesmo tempo, incentiva a prática da cultura da inovação nos empreendedores locais e a cooperação destes com as universidades e centros de pesquisas do Estado”.

Tiana de Araújo, da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e coordenadora do comitê temático “Desoneração e Desburocratização” do Fórum Regional, diz que o edital é uma concretização de benefícios de grande importância para os MEI atuantes no segmento de comércio e serviços que têm dificuldade em investir no desenvolvimento e inovação de seu produto. “Fazemos acontecer a aplicação da Lei Geral efetivamente, trazendo um benefício deste porte não só para os micros e pequenos empresários e empresas de pequeno porte, mas também para o MEI em geral, que terá a oportunidade de ser beneficiado com recursos subvencionados. É um grande feito do Fórum de Microempresa que vem tornar concreto um trabalho sério conduzido por uma equipe comprometida”, diz.

O diretor do Parque Tecnológico da Bahia, Leandro Barreto, explica a importância do edital para as empresas de comércio e serviços: “As empresas Startups são as típicas que captam recursos em editais de inovação, mas agora o estado da Bahia entendeu que é preciso também apoiar e colocar a inovação na ponta, naquele comércio de bairro, numa papelaria, numa borracharia, para que essas pessoas possam enxergar que inovação não é somente um novo Smartphone ou um aparelho super tecnológico, mas que ela pode estar no nosso dia a dia”. Segundo ele, é importante atender a um público que não se enxerga dentro de um escopo de inovação: “Entendemos que é fundamental e inovador atender essa classe de comércio e serviços, cabeleireiros, mecânicos, qualquer área que possa, por meio da inovação, melhorar sua empresa e sua renda”, afirma.

O edital será apresentado pelo Diretor de Inovação da Fapesb, Artur Caldas Brandão e estará vigente até as 17h do dia 06 de março de 2015. Clique aqui para ver o edital.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb