Voltar
Publicado em: 28/09/2023 às 10:52

Fapesb divulga resultado do Edital Pociências de eventos

Por: Ascom/Fapesb

Já está disponível no site da Fundação de Amaro à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a lista com os 53 projetos contemplados no Edital Popciências, que apoia eventos de popularização das ciências na Bahia. O resultado final foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).

A “Botânica promovendo a integração escola e universidade”, a “Interface humano-computador aplicada a jogos teatrais” e “Um rolê entre plantas na Chapada Diamantina”. Esses são alguns dos títulos de projetos contemplados no Edital Popciências, lançado pela Fapesb em julho deste ano, dedicado a apoiar eventos virtuais ou presenciais que democratizem a participação da população em iniciativas com abordagens científicas, tecnológicas e de inovação.

De acordo com Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, um dos objetivos dessa nova versão do Popciências é também de, além do apoio aos eventos tradicionais, ressignificar o acesso ao conhecimento nas escolas. “Há várias maneiras de difundir e estimular o caminho ao conhecimento científico e tecnológico nas escolas, seja através de jogos, da construção de protótipos ou da própria literatura. O que o Popciências faz é dar parâmetros e condições para que os projetos contemplados promovam esse acesso de forma inovadora e com uma linguagem mais criativa e lúdica”.

Nessa nova edição do Popciências, os pesquisadores vão utilizar uma linguagem mais criativa e atraente, baseada em recursos didáticos e lúdicos, para tornar o acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de inovação mais próximo aos estudantes da rede pública de ensino. A depender da faixa de financiamento em que cada uma das propostas foi enquadrada, os pesquisadores irão receber até R$ 50 mil como apoio para a organização e realização do evento.

As propostas contempladas foram submetidas por pessoas físicas vinculadas a uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) ou por uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada sem fins lucrativos. Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual ou escolas privada (sem fins lucrativos), localizadas no Estado da Bahia, também estão entre as contempladas.

Voltar