Publicado em: 22/09/2023 às 09:21

Fapesb e Capes realizam oficina para elaboração de novo Plano Nacional de Pós-Graduação

Encontro reuniu representantes da comunidade acadêmica, do setor produtivo, governamental e da sociedade civil organizada

Definir as diretrizes estaduais sobre temas estratégicos para direcionar os investimentos em formação e fixação de mestres e doutores para o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PDPG). Esse foi o objetivo da oficina de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e Prospecção de Inovações na Pós-Graduação, realizada nesta quinta-feira (21), na Universidade Católica do Salvador, Campus Pituaçu. O evento foi promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O encontro reuniu cerca de 30 representantes ligados à comunidade acadêmica, setor produtivo, governamental e sociedade civil organizada. Coordenadas pela Capes, as atividades reuniram em grupos os representantes que, dentro dos seus segmentos profissionais, sugeriram e debateram diretrizes estratégicas com foco em temas prioritários para Bahia. O resultado dessa e das outras discussões realizadas nos estados será encaminhado à comissão responsável pela elaboração do PDPG (2024 – 2028) em Brasília, que, de acordo com o cronograma da Capes, em novembro, após consulta pública, uma proposta será enviada para aprovação pelo Conselho Superior da Capes.

O secretário da Secti, André Joazeiro, presente na oficina, destacou a importância desse debate para definição de prioridades estratégicas no campo da pós-gradução. “É fundamental essa escuta local para entender as nossas necessidades, quais áreas estratégicas são importantes para o desenvolvimento social e econômico para o estado da Bahia e para que a possamos montar os nossos cursos de pós-graduação, formando mestres e doutores nas áreas onde precisamos desenvolver nossa comunidade”.

Em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps) e o Conselho Nacional das Fundação Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), essa é a primeira vez que a Capes realiza oficinas em todos os estados brasileiros. De acordo com o diretor-Geral da Fapesb, Handerson Leite, esse trabalho é fundamental para se entender quais as necessidades, a realidade e as estratégias locais. “Essa oficina é muito importante para que no futuro se tenha, no planejamento nacional, aspectos que vão ajudar a financiar a pós-graduação na Bahia”, destacou.

O diretor de Relações Institucionais do Movimento Negro Unificado (MNU), Ademário Souza Costa, considera importante a realização dessas oficinas estaduais porque são espaços estratégicos que destacam a existência da diversidade regional. “Essa diversidade merece ser ouvida para amplificar o alcance da pesquisa científica no Brasil. A nossa participação aqui é no sentido de influenciar a pesquisa científica no estado da Bahia, visando questões que consideramos desafiadoras para o futuro da população negra no Estado. É uma honra participar de um espaço tão qualificado como esse”.

Sobre o PNPG – O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com um amplo diagnóstico e a proposição de recomendações, muitas das quais coletadas nas oficinas de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e Prospecção de Inovações na Pós-Graduação.