Publicado em: 19/03/2024 às 16:28

Fapesb e Capes realizam seminário de projetos aprovados em editais do Programa de Desenvolvimento da Pós-Gradução (PDPG)

Nesta terça-feira (19), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deu início ao Seminário de Acompanhamento dos Projetos Aprovados no âmbito de dois editais do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG): o de Apoio aos Programas de Pós-graduação Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias nos Estados; e de Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira. Ambos promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Fapesb.

Com o objetivo de promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós-Graduação (PPG), a Bahia, por meio da Fapesb, teve oito projetos contemplados no Programa, sendo quatro referentes ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergentes e em Consolidação nos estados, e outros quatro com foco no desenvolvimento da região Semiárida, totalizando um aporte de aproximadamente R$ 7 milhões.

Para Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, esse seminário tem um caráter diferenciado, porque tem resultados importantes para serem mostrados. “Estamos vendo estudos importantes que podem contribuir para avanços de políticas públicas e melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro a partir do que é desenvolvido. Temos a presença de outras secretarias que estão trabalhando em parceria, para que possam, além dos resultados dos projetos em si, difundir e levar esses projetos para outras ações não só de governo, mas como também da sociedade civil”, salientou.

De acordo com Júlio César Piffero de Siqueira, coordenador Geral de Fomento a Ações Estratégicas da Capes, “essas apresentações possibilitam o acompanhamento da evolução dos Programas de Pós-gradução na direção do que é pedido nos editais, que é a consolidação do PPG. Para além dos objetivos dos editais, a Fapesb inova porque também quer promover a difusão do conhecimento do que está sendo adquirido neste Seminário nas políticas públicas do estado. Isso é uma atitude que muito nos orgulha”, ressaltou Siqueira.

Participam do Seminário, que vai até esta quarta-feira (20), as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Planejamento (Seplan) e a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI).