Publicado em: 21/11/2013 às 17:51

Fapesb é homenageada em Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Bahia

Na manhã de ontem, 20/11, aconteceu uma sessão especial da Assembleia Legislativa em homenagem à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb. Estiveram presentes representantes de instituições e universidades da Bahia, pesquisadores, funcionários da Fapesb e parlamentares. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Euclides Fernandes, que falou sobre sua admiração pela instituição e sua trajetória pelo caminho do desenvolvimento tecnológico e superação de desigualdades: “Em 2001, a Fapesb encarou o desafio de fortalecer a pesquisa local e estimular a ciência e a pesquisa, aportando recursos nas iniciativas dirigidas à inovação e ao fortalecimento das cadeias produtivas locais”, disse o deputado. Ele também ressaltou o crescimento significativo do número de bolsas concedidas e dos cursos de pós-graduação no estado, resultantes do apoio da Fapesb, além das ações voltadas para atender as necessidades das micro e pequenas empresas. Euclides elogiou a gestão do diretor geral Roberto Paulo Lopes, ao levar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o interior do estado: “Nos quatro anos à frente da Fundação, Roberto Paulo promoveu a desconcentração espacial da base cientifica fortalecendo as universidades do interior com programas específicos e sem deixar de apoiar as instituições de Salvador”, disse.

Em agradecimento ao governador Jaques Wagner, Roberto Paulo disse sentir-se honrado em gerir um órgão crucial para o desenvolvimento do estado como a FAPESB. “Agradeço ao governador pelo seu apoio, pela sua sensibilidade quanto às questões da Ciência e Tecnologia. Sinto-me honrado, principalmente, por fazer parte de um governo que pauta suas ações pela redução das desigualdades”, disse. De acordo com o diretor da Fundação, desde a sua criação, foram lançados cerca de 220 editais com recursos da ordem de R$ 480 milhões destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado, Além disso, mais de 20 mil estudantes foram beneficiados com bolsas da Fapesb e cerca de 100 cursos de mestrado e doutorado foram implementados no estado. “A Fapesb contribuiu para melhorar a nossa realidade social e continua contribuindo de forma decisiva para os ideais de uma Bahia socialmente justa, com equilíbrio ético e social e com maior igualdade”, afirmou. Roberto Paulo destacou a importância da inovação para o desenvolvimento do estado e da proximidade entre universidades e empresas: “É preciso encurtar mais os passos entre o conhecimento e a produção, é fundamental estreitar os laços entre universidade e empresa, pois isso é crucial para a competitividade de nossas empresas”.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, o Parque Tecnológico tem contribuído muito para encurtar esta distância: “O Parque é uma concepção de modificação da ambiência científica da Bahia. Precisamos agregar esse vasto conhecimento das nossas universidades que está disperso, isolado, focado para si”, afirmou. Paulo Câmera lembrou ainda que grande parte dos cientistas baianos é da área de biotecnologia e que, neste momento, está em conclusão o projeto do melhor centro de biotecnologia do norde-nordeste que fará parte do complexo do Parque Tecnológico. O secretário fez questão de reiterar a presença de todas as universidades públicas do estado no Parque: “Temos 33 projetos de pesquisa aplicada por todas as universidades públicas da Bahia, o que significa que as oito universidades públicas do estado estão lá no Parque”.

Também fizeram parte da sessão especial o Presidente da Academia de Ciências da Bahia e ex-governador do estado, Roberto Santos, o Reitor da UESB, Paulo Roberto Pinto Santos, a Reitora da UESC, Adélia Maria Carvalho Pinheiro, o Reitor da UEFS, José Carlos Barreto de Santana, a Vice-reitora da UCSAL, Liliana Mercuri, a reitora do IAT, Irene Cazorla, os ex-diretores da Fapesb, Alexandre Pauperio e Cleilza Andrade, o Presidente do fórum de Pró-Reitores, Vandemberg Salvador, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Zilton Rocha e os deputados estaduais Álvaro Gomes, Fátima Nunes, Kelly Magalhães e Maria del Carmen.

Fonte: Ascom/Fapesb