Publicado em: 04/09/2014 às 18:06

Fapesb e Sema contemplam pesquisadores em edital de apoio a pesquisas ambientais

Na manhã desta quinta-feira, 04/09, os pesquisadores contemplados no Edital Nº 002/2014 de Apoio à Formação e Articulação de Redes de Pesquisa Ambiental no Estado da Bahia, participaram de uma reunião na Fundação de Amparo à Pesquisa – Fapesb para assinatura dos termos de outorga. O edital, lançado em parceria entre Fapesb e Secretaria de Meio Ambiente – Sema, tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica na área ambiental, buscando ampliar conhecimentos sobre a biodiversidade, os ecossistemas e biomas, além de aspectos sociais, econômicos e tecnológicos relacionados ao uso dos recursos naturais.

O edital disponibilizou recursos no valor de R$ 3,9 milhões. Foram submetidos 39 projetos, dos quais 17 foram classificados. Estiveram presentes na reunião, junto ao diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Lopes, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente – Sema, Eugênio Spengler, o Diretor, Marcelo Araújo, o Chefe de Gabinete, Adolfo Neto, o Superintendente, Luiz Antônio Ferraro Jr., e o Chefe de Gabinete do Instituto de Meio Ambiente – Inema, José Ivaldo.

Roberto Paulo falou sobre os editais da Fapesb que apoiam projetos de meio ambiente: “Nossos editais em geral apoiam vários projetos voltados para questões ambientais. Temos dois editais com aderência muito grande à essa questão ambiental que é o Baías da Bahia e o do Semiárido”. O diretor também falou sobre a importância de fazer com que o conhecimento se traduza em benefícios diretos para a sociedade, e da sua satisfação com a aderência dos pesquisadores, cuja demanda ultrapassou os recursos disponibilizados no edital: “Temos 17 propostas e, felizmente, uma demanda bruta de 9 milhões de reais em projetos. Fico feliz por ter certeza do sucesso, dos avanços que vamos conseguir com os resultados dos projetos que serão desenvolvidos aqui”.

Segundo José Ivaldo, uma das grande questões na Bahia e no Brasil é o desenvolvimento das pesquisas, principalmente na área ambiental. “De certa forma, a gente vinha passado por um processo em que, de um lado, os institutos de pesquisa tinha dificuldade de conseguir recursos e, por outro lado, os órgãos governamentais ficavam de mãos atadas e não conseguiam realizar isso.” Para ele, o edital de Apoio à Formação e Articulação de Redes de Pesquisa Ambiental da Fapesb proporciona a convergência de interesses: “O edital é o encontro desse objetivo e vem proporcionar melhoria e aperfeiçoamento no sentido de desenvolver pesquisa”.

O Secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, falou sobre as dificuldades de usar a pesquisa como ferramenta de trabalho para o desenvolvimento ambiental: “Normalmente, a pesquisa na área de meio ambiente é focada na questão da conservação. Sabemos usar pouco a pesquisa quando se refere a desenvolvimento e modelos de desenvolvimento”, disse. “A questão ambiental gira fundamentalmente na intervenção desse processo, se não, não tem sustentabilidade”, acrescentou. Eugênio destacou a importância da parceria entre a secretaria e a Fapesb: “A Sema busca investir no conhecimento sobre as questões ambientais como forma de melhorar a efetividade da gestão ambiental. Já a Fapesb, cumpre seu papel de interlocutor, de apoio a estas pesquisas”.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb