Voltar
Publicado em: 18/12/2014 às 18:51

Fapesb, Fiocruz e Instituto Pasteur discutem criação de unidades mistas de pesquisa na Bahia

Por: Ascom/Fapesb

O diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Machado Lopes, reuniu-se nesta quinta-feira com Vincent Brignol e Paola Minoprio, representantes do Instituto Pasteur International Network (RIIP), para discutir um acordo de cooperação internacional. O Instituto Pasteur é uma fundação francesa criada em 1887, que realiza estudos com microorganismos, doenças e vacinas e é reconhecida internacionalmente por suas pesquisas científicas em doenças infecciosas.

Juntos com diretor da Fiocruz-Ba, Manoel Barral, e a vice-diretora de ensino e formação, Patrícia Veras, os representantes do RIIP propuseram uma parceria para apoiar unidades mistas entre instituições de pesquisa, agências de fomento e o Instituto Pasteur, a fim de criar redes de pesquisa na área de saúde. Roberto Paulo lembrou que a Fapesb já lançou editais de cooperação internacional com outras instituições da França, como o INRIA – Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique e o CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique.

Paola Minoprio, chefe de laboratório do Laboratório de processos infecciosos por Tripanossoma do RIIP falou sobre a importância do apoio colaborativo: “Este tipo de acordo mais amplo e maleável permite o apoio colaborativo a projetos mais específicos como, por exemplo, pesquisas sobre a dengue”.

Diante da grande possibilidade de instalação de uma unidade mista do Instituto Pasteur na Bahia, a Fapesb comprometeu-se a apoiar as instituições baianas interessadas em desenvolver pesquisas por meio desta parceria. No próximo mês, será lançada a chamada pública internacional para o Brasil, o Japão e a Índia, para a criação das unidades mistas.

Fonte: Ascom/Fapesb

Voltar