Voltar
Publicado em: 04/04/2013 às 22:06

FAPESB lança edital de Programa de Pesquisa para o SUS

Por: Ascom/Fapesb

020.foto04042013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) lançou, na manhã desta quinta-feira, 04/04, o Edital 20/2013 – Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Por meio deste edital, no valor de R$ 7 milhões, a FAPESB visa financiar projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado.

O Secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, agradeceu ao diretor geral da FAPESB, Roberto Paulo Machado Lopes, pela parceria, lembrando, também, de outros parceiros importantes como a Fiocruz, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e as universidades estaduais. “Iniciativas como esta têm se mostrado positivas e gerado bons resultados. As edições anteriores do edital PPSUS tiveram uma grande adesão e as pesquisas desenvolvidas trouxeram contribuições importantes para o Sistema Único de Saúde”, disse Solla.

Roberto Paulo também ressaltou a importância das parcerias entre a FAPESB e as secretarias de estado para a criação de editais que estejam alinhados com as demandas da população. “Acho que as demandas sociais crescem em quantidade e complexidade e ninguém melhor do que as secretarias para identificar estas demandas”, disse. Roberto Paulo falou que, além de ter um apelo importante, a área de saúde na Bahia conta com a vantagem de ter uma boa base científica: “Há áreas que trabalham na fronteira do conhecimento, como é o caso da saúde, e quando lançamos editais nesta área, a resposta é sempre muito boa”. O diretor da FAPESB lembrou, também, do edital de Apoio a Projetos de Pesquisa em Doenças Negligenciadas, lançado no início de março, no valor de R$ 4 milhões.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Handerson Jorge Dourado, destacou o volume de recursos para este edital, o maior já disponibilizado desde a sua primeira edição. Ele enfatizou a construção das linhas de pesquisa, definidas por meio de seminários realizados com representantes do SUS, da comunidade científica e da sociedade. “Foi um trabalho árduo que realizamos em parceria com os setores da Secretaria de Saúde. Garimpamos problemas e necessidades de pesquisa da área de saúde, chamamos a academia e a partir dos encontros definimos as linhas desse edital”, explicou.

O diretor científico da FAPESB, Eduardo Boery, falou sobre o crescimento da Fundação no apoio ao PPSUS: “Estamos sendo convidados pelo Ministério da Saúde a participar de seminários levando nossa experiência do PPSUS a outras agências de fomento”, disse.

Este ano, o edital do PPSUS traz uma inovação. Além da faixa para Projetos de Pesquisa, há uma faixa para Projetos de Pesquisa Multicêntricos. Tratam-se de projetos que exigem, obrigatoriamente, a formação de um Núcleo Central de Pesquisa, que envolvam no mínimo três instituições de nível superior e/ou pesquisa distintas e sediadas no Estado da Bahia, e que seja coordenado por pesquisadores doutores. Segundo a coordenadora do Programa de Parcerias Federais da FAPESB, Mariana Ponte, a intenção desta nova faixa é incentivar projetos mais robustos e com maior aplicabilidade para o SUS: “Queremos envolver maiores áreas territoriais dentro do estado”, afirma.

Clique aqui para ver o Edital.

Fonte: Ascom/Fapesb

Voltar