Publicado em: 26/11/2012 às 20:26

FAPESB participa da abertura da 2º Feira de Ciências da Bahia e a 7º Feira Baiana de Matemática

Foram abertas oficialmente nesta segunda-feira, 26/11, no Passeio Público em Salvador, a 2º Feira de Ciências da Bahia e a 7º Feira Baiana de Matemática, que contaram com a participação do Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes e a Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Irene Cazorla. O evento apresenta uma mostra de projetos de ciências, artes e matemática desenvolvidos por alunos de escolas públicas de 39 municípios do Estado da Bahia. A 7º Feira Baiana de Matemática tem o apoio da FAPESB.

Segundo Irene Cazorla, as duas Feiras são importantes porque promovem a valorização de projetos de escolas do interior da Bahia. “Este movimento tem que contagiar todo mundo, porque nós precisamos que nossos jovens e crianças se encantem com a ciência, com a matemática, para que a gente possa levar o nosso estado a um patamar de educação científica mais elevado”, disse.

Roberto Paulo Lopes, Diretor Geral da FAPESB, afirmou que a Bahia tem crescido muito na formação e na produção científica, mas que para dar sustentação a este cenário, é preciso que tenhamos novos cientistas no futuro: “Este evento se junta ao esforço que nós da FAPESB temos feito para incorporar a ciência à vida dos baianos de um modo geral, ampliando assim a percepção dos alunos quanto à importância da ciência na vida das pessoas”, disse.

O secretário, que antes da abertura visitou alguns estandes, pôde ver de perto o entusiasmo dos alunos: “Nós vemos ali nos primeiros contatos a alegria dos jovens, o orgulho da garotada que elaborou e construiu projetos e teve a oportunidade de trazer para essa feira”. O secretário falou sobre o lançamento do Edital de Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia, que será lançado na próxima sexta-feira, 30/11, no Instituto Anísio Teixeira. Este Edital é fruto de uma parceria da Secretaria da Educação com a FAPESB e o IAT. “Este Edital, que envolve recursos na ordem de R$ 3 milhões será um aporte importante para o fortalecimento da pesquisa nas nossas escolas. Sem o apoio da FAPESB não seria possível a implementação desse projeto”, destacou o secretário.

Na tarde desta terça-feira, serão premiados os melhores projetos da mostra, cujos alunos receberão tablets e bolsas de Iniciação Científica Jr, durante o ano de 2013. Os premiados também irão representar a Bahia, com todas as despesas pagas, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2013 em São Paulo, na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência – SPBC 2013 em Recife, na Reunião Regional da SBPC 2013 em Vitória da Conquista, na Feira Ciência Jovem – 2013 em Olinda, na Mostra de Criatividade em Ciências, Artes e Tecnologia – MOSTRATEC 2013 em Novo Hamburgo e na Feira Nacional de Matemática 2013 em Brusque.

Além das feiras, estão acontecendo nesta semana em Salvador, eventos artísticos como o IV Sarau Estadual do Tempos de Arte Literária (Tal), que acontece dia 28, na Praça das Artes (Pelourinho), a 5ª Mostra do Artes Visuais (Ave), dia 29, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), e o V Festival Anual da Canção Estudantil (Face), dia 30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA).

Projetos

Quem visitar a 2º Feira de Ciências da Bahia e a 7º Feira Baiana de Matemática verá projetos interessantes como o microfone sem fio desenvolvido por alunos do 3º ano do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão do município de Elísio Medrado. Os alunos utilizaram lixo eletrônico encontrado na própria escola para construir microfones sem fio com alcance de até 30 metros.
Outro projeto interessante é a utilização da polpa do umbu para a produção de cocadas, desenvolvido por alunos do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, do município de Mirante. O projeto contribui para o aproveitamento das partes do fruto do umbu que seriam descartados.

Fonte: Ascom/Fapesb