Publicado em: 01/09/2014 às 20:24

Fapesb participa do XIII Seminário Internacional RII

Teve início na manhã desta segunda-feira, 01/09, o XIII Seminário Internacional da Rede Iberoamericana de Investigadores (RII), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador-Ba. O evento acontecerá até o dia 04/09 e tem como tema central ” O papel da Ciência e Tecnologia no processo de Desenvolvimento”.

O Diretor Geral da Fapesb participou da mesa de abertura junto ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, o Secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, o Diretor de Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Edgard Porto, além do Coordenador-geral da Rede Iberoamericana de Pesquisadores, Sérgio Gonzáles Lopes, o Presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia, Vítor César Lopes, o Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, o Reitor da Universidade Católica de Salvador, Maurício Ferreira, o Diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Pedro Lima Jr., e o Gerente Regional de Relacionamentos Comunitários da Petrobras, Adoniran Costa.

A Rede de Investigadores Iberoamericanos foi criada em 1994 por um grupo de pesquisadores de reconhecida trajetória nos estudos de temáticas urbanas e regionais. Desde então, tem se consolidado como um espaço de análise e debates interdisciplinares sobre os processos territoriais vinculados à globalização e seus aspectos econômicos, sociais, político-institucionais, entre outros. Até o momento, foram realizados onze seminários internacionais sediados na Colômbia, Chile, Espanha, México, Argentina, Cuba e, pela segunda vez, no Brasil.

O anfitrião do evento, Edgard Porto, salientou a qualidade dos trabalhos de pesquisa selecionados para o evento: “Fizemos o edital e obtivemos a inscrição de cerca de 400 trabalhos de pesquisa. A comissão de seleção teve uma grande dificuldade para selecionar esses 180 trabalhos em função de sua qualidade”.

O diretor da Fapesb, Roberto Paulo falou sobre a importância do evento: “Este evento contribui muito para ampliarmos a percepção da sociedade sobre a importância da Ciência e Tecnologia, e para aumentarmos o poder político das nossas ações”. Roberto Paulo destacou o conhecimento científico como essencial para a qualidade de vida da população: “As pessoas precisam compreender que muitos produtos, sejam tecnológicos ou na área de medicamentos, decorrem essencialmente do conhecimento científico. É importante que as pessoas entendam que os produtos que melhoram seu dia a dia são derivados desse avanço científico”. Ele lembrou que, em 2013, a Fapesb destinou R$ 123 milhões ao fomento de pesquisa básica e inovação na empresa e que, em 2014, serão desembolsados R$ 42 milhões para bolsas. “Isso nos coloca entre as quatro maiores Fundações de Amparo à Pesquisa do país. É importante que esses avanços resultem em benefícios para a sociedade de modo geral”, disse.

Gabrielli, que falou em nome do Governador Jaques Wagner, discorreu sobre a necessidade de o governo trabalhar com o objeto território, as pessoas que o habitam e suas relações sociais: “As pessoas vivem em uma determinada realidade física, e suas relações obrigam uma relação entre os atores sociais de tal maneira que seja possível utilizar os recursos existentes para a sustentabilidade, a diminuição das desigualdades e a melhoria das condições de vida das pessoas”.

O Ministro de CT&I, Clelio Campolina, enalteceu o trabalho das Fundações de Amparo à Pesquisa: “As FAPs têm feito um trabalho extraordinário, trabalhando articuladas em um conselho, juntamente com o CNPq e com a Capes, e é uma parceira permanente”. Campolina falou sobre o edital lançado recentemente pelas FAPs em parceria com o MCTI: “Nós acabamos de lançar o edital dos INCTs, onde as Fundações Estaduais estão entrando com uma parcela maior do que o governo federal, neste trabalho conjunto, independente de conotação partidária”.

Para finalizar a manhã de abertura do evento, Campolina realizou uma palestra com o tema “Integração Regional e Cooperação Científica e Tecnológica na América Latina: desafios e oportunidades”. O ministro ressaltou, dentre outros assuntos, a necessidade de combinar o conhecimento científico com as bases produtivas do país, o principal foco do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento criado este ano pelo MCTI. Campolina apresentou gráficos comparativos entre os países de diferentes continentes em relação aos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento, pedidos de patente, iniciativas de integração regional e econômica, e comércio intra e inter-regionais.

O XIII Seminário Internacional RII acontece até o dia 04/09, e conta ainda com as conferências Gobernanza Neoliberal, Financiarización y Matamorfosis Urbana en América Latina (Dr. Carlos de Matos/Pontifícia Universiade do Chile), Los Territorios en la Crisis (Drª Inmaculada Caravaca/Universidade de Sevilla-ESP) e América Latina: el Nuevo Patrón Exportador Produciva y el Territorio (Dr. Jaime Osório/Universidade Autónoma Metropolitana-MEX). A programação completa pode ser conferida no site www.rii.sei.ba.gov.br/programacao.

O acesso para as conferências é livre, mas, para participar das mesas temáticas é necessário efetuar a inscrição no site www.rii.ufba.br, no valor de R$ 300,00.

Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb