Voltar
Publicado em: 15/09/2015 às 15:22

Fapesb promove workshop temático sobre educação

Por: Ascom/Fapesb

Aconteceu nesta segunda-feira (14/09) na Fapesb o Workshop Temático para apresentação de projetos na área de educação. Coordenado por Marcus Americano, Assessor-chefe da Fundação, o Workshop contou com a presença do diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida e da representante da Secretaria de Educação do Estado, Vanusa Saraiva.

Segundo Eduardo, o evento teve como finalidade mostrar às secretarias os resultados das pesquisas na área de educação: “Espero que este evento possa aproximar a comunidade de pesquisa das esferas do governo para que, a partir dos resultados aqui apresentados, sejam criadas políticas públicas para a educação”. Vanusa reiterou a importância do Workshop: “Para a Secretaria de Educação é muito importante ouvir estes resultados, pois ele nos dão ciência daquilo que não podemos ver. Temos muitos problemas educacionais mas, pensando juntos, vamos nos fortalecer e trilhar caminhos mais longos”, disse.

O pesquisador e professor Ivan Faria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) mostrou os resultados de três dos seus projetos voltados à educação. Um deles, tratava das diferenças entre uma escola rural e uma urbana de Feira de Santana e questões sobre cultura, trabalho e inserção social. Sobre a relação dos jovens de ensino médio com o trabalho, Ivan descobriu que a evasão escolar na área rural, ao contrário do que se pensa, não acontece na maioria dos casos porque o jovem está trabalhando, mas por desmotivação. Uma prova disso é a grande rotatividade que acontece também no quadro de professores, que não querem permanecer por muito tempo na mesma escola. Ivan disse ainda que muitos dos alunos da zona rural desconhecem o fato de a UEFS ser uma universidade pública. Isto também foi relatado em seu segundo projeto, cujo tema era Cinema na Escola. Em seu terceiro projeto apresentado no workshop, Ivan falou sobre a inserção socioprofissional de alunos egressos de cursos de formação artística em Salvador, como música, dança, fotografia e vídeo.

O professor Nelson Pretto tratou de alguns tópicos importantes para a educação e a ciência no estado, como a necessidade da implantação de rede banda larga, a criação de editais mais completos, que contemplem não apenas a pesquisa em si mas também bolsas de estudo e a continuidade dos projetos, além do apoio e fortalecimento das revistas e publicações científicas. O pesquisador falou também sobre a importância da articulação entre educação e cultura e educação e arquitetura, para que sejam construídos prédios adequados à educação nos moldes atuais.

Também participaram do evento Nadia Hage Fialho, Elizeu Clementino de Souza e José Albertino Lordêlo, pesquisadores que há anos desenvolvem diversos projetos de pesquisa com apoio da Fapesb na área de educação.

No encerramento do Workshop, o diretor-presidente da Fapesb disse que não se pode olhar para a educação como uma área isolada: “Minha visão é de que a educação é cada vez mais multidisciplinar, ninguém faz pesquisa isolada. Então, além do aspecto de transferência de resultados, temos que ter essa ajuda na formulação de determinadas áreas “. Eduardo também salientou a importância da participação da comunidade acadêmica neste tipo de discussão: “Acho que a comunidade precisa de uma aproximação maior com a Fapesb. A Fapesb é dos pesquisadores, então precisamos ter mais representantes das universidades nessas discussões, precisamos ter essas reuniões. A Fundação tem esse papel de provocar, de fazer essa articulação e essa interface entre os pesquisadores e as esferas do governo”.

Por: Ascom/Fapesb

Voltar