Publicado em: 13/07/2015 às 14:45

Fapesb realiza palestra sobre Edital de Apoio à Inovação em Comércio e Serviço

Entrevista na TVE

No sábado, 11/07, Alzir Mahl concedeu entrevista para a TVE para falar mais sobre o Edital de Apoio a Comércio e Serviço. Confira.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) realizou, no último dia 10, uma palestra para os microempreendedores individuais e empresários de micro e pequeno porte, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador. O objetivo foi explicar aos comerciantes da região da Avenida Sete de Setembro, sobre o Edital da Fapesb/SECTI 021/2014, que visa dar apoio financeiro para Inovação em Comércio e Serviço.

O edital é fruto de discussões realizadas pelo Fórum Regional de Microempresas e também faz parte do programa Bahia Inovação. Por meio dele, a Fapesb tem o propósito de favorecer o desenvolvimento da cultura de inovação em diversos segmentos locais por meio da subvenção de recursos não-reembolsáveis, proporcionando assim, melhorias na produtividade, competitividade e qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas objeto do Edital.

O coordenador de apoio à competitividade empresarial da Fapesb, Alzir Mahl, explicou que o recurso – de até R$50.000,00 para Micro e Pequenas empresas e até R$ 20.000,00 para Micro Empreendedores Individuais – deve ser destinado a melhorias de produtos, serviços e processos a fim de gerar aumento de receita, contratação de funcionários e ganho de lucro.

Para Idimara Dantas, Coordenadora do Projeto de revitalização de espaços comerciais da Avenida Sete de Setembro e entorno, do SEBRAE, poder contratar uma pessoa física ou jurídica para melhorar seu negócio já é uma inovação em si: “É algo que o MEI (Micro Empreendedor Individual) jamais poderia fazer sozinho, pois teria que usar recursos próprios”. Idimara acrescentou também que só em fazer parte de um projeto financiado pela Fapesb, o microempreendedor já é visto de forma diferente: “Isso facilita quando buscarmos um financiamento em algum banco, por exemplo”.

Além da contratação de consultores ou empresas para elaboração de planos de marketing individualizados, Alzir citou exemplos de inovações que poderiam ser aplicadas pelos empreendedores, tais como: a utilização de fibras de côco pelos vendedores de água de côco, para produção de materiais diversos; a adoção de materiais mais leves como fibras de sisal e polietileno na composição das caixas térmicas dos ambulantes vendedores de bebidas, a fim de facilitar sua locomoção; entre outros.

Os proponentes poderão receber o apoio de universitários da UFBA para a elaboração dos projetos, que serão avaliadas por consultores de fora do estado. O recurso do edital não pode ser utilizado para a compra de produtos prontos ou para gerar um capital de giro, e sim para o desenvolvimento de um projeto inovador. Todo gerenciamento do recurso é feito pela própria pessoa que deverá prestar contas para a Fapesb.

A inscrição para o edital vai até o dia 05 de agosto de 2015. Para mais informações acesse 0 site da Fapesb.