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Publicado em: 13/05/2013 às 21:39

Gabrielli fala sobre ponte Salvador-Itaparica em reunião na FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

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Na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, o Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, participou de uma reunião com alguns pesquisadores baianos sobre a Baía de Todos os Santos. Gabrielli apresentou detalhes relacionados à construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica. O lançamento do edital para concessão da ponte Salvador – Ilha de Itaparica está previsto para o primeiro trimestre de 2014.

Segundo o secretário, a ponte aumentará consideravelmente o fluxo de pessoas e veículos nos locais de cabeceira, o que exigirá um plano de reestruturação das vias atuais: “Há uma redefinição de fluxos importante por conta do anel rodoviário que se estabelecerá com a ponte”, afirmou. A proposta é que a ponte saia da via expressa em Salvador, cruze o canal principal da Ilha de Itaparica e chegue em Gameleira.

Além de se articular com as soluções de tráfego atuais e potenciais vias futuras, a construção da ponte demanda projetos em relação a diversos aspectos, como urbanização da Ilha de Itaparica, condições do solo, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social. Por isso, o Governo da Bahia elaborou uma série de ações para 2013, incluindo a publicação dos editais de Sondagem, Projeto básico de Engenharia, Estudos Urbanísticos, Estudos Ambientais, Estudos Hidrológicos e Estudos da Cultura Imaterial. Alguns destes editais já foram lançados e podem ser acessados no portal da Seplan.

Gabrielli afirma que a ponta também irá criar uma nova relação entre o baixo sul, o recôncavo e a Ilha com a cidade de Salvador: “À medida que você facilita o trânsito, você facilita a ocupação, abre novos espaços de moradia, abre um novo espaço de trabalho e, portanto, aumenta as chances e oportunidades para as pessoas”, diz.

Fizeram parte da reunião, o diretor geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes, os coordenadores do Projeto BTS, Jailson Bittencourt e Lys Vinhaes, pesquisadores de diversas universidades da Bahia, além do coordenador de projetos da Seplan, Paulo Henrique e o coordenador dos estudos técnicos sobre a construção da ponte, Pedro Maffei, da empresa Mckinsey.

Fonte: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb

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