Gabrielli fala sobre ponte Salvador-Itaparica em reunião na FAPESB
Por: Ascom/Fapesb
Na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, o Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, participou de uma reunião com alguns pesquisadores baianos sobre a Baía de Todos os Santos. Gabrielli apresentou detalhes relacionados à construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica. O lançamento do edital para concessão da ponte Salvador – Ilha de Itaparica está previsto para o primeiro trimestre de 2014.
Segundo o secretário, a ponte aumentará consideravelmente o fluxo de pessoas e veículos nos locais de cabeceira, o que exigirá um plano de reestruturação das vias atuais: “Há uma redefinição de fluxos importante por conta do anel rodoviário que se estabelecerá com a ponte”, afirmou. A proposta é que a ponte saia da via expressa em Salvador, cruze o canal principal da Ilha de Itaparica e chegue em Gameleira.
Além de se articular com as soluções de tráfego atuais e potenciais vias futuras, a construção da ponte demanda projetos em relação a diversos aspectos, como urbanização da Ilha de Itaparica, condições do solo, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social. Por isso, o Governo da Bahia elaborou uma série de ações para 2013, incluindo a publicação dos editais de Sondagem, Projeto básico de Engenharia, Estudos Urbanísticos, Estudos Ambientais, Estudos Hidrológicos e Estudos da Cultura Imaterial. Alguns destes editais já foram lançados e podem ser acessados no portal da Seplan.
Gabrielli afirma que a ponta também irá criar uma nova relação entre o baixo sul, o recôncavo e a Ilha com a cidade de Salvador: “À medida que você facilita o trânsito, você facilita a ocupação, abre novos espaços de moradia, abre um novo espaço de trabalho e, portanto, aumenta as chances e oportunidades para as pessoas”, diz.
Fizeram parte da reunião, o diretor geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes, os coordenadores do Projeto BTS, Jailson Bittencourt e Lys Vinhaes, pesquisadores de diversas universidades da Bahia, além do coordenador de projetos da Seplan, Paulo Henrique e o coordenador dos estudos técnicos sobre a construção da ponte, Pedro Maffei, da empresa Mckinsey.
Fonte: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb