Publicado em: 13/05/2016 às 10:06

Ideias inovadoras para ciência, tecnologia e inovação da Bahia

Ação essencial para o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado, o Concurso Ideias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), premiou 21 projetos em sua oitava edição. São ideias com potencial de disseminar a cultura do empreendedorismo no estado, buscando incentivar, principalmente, a sua inserção no mercado. Um desafio encarado pela fundação com muita competência, sobretudo, no que diz respeito ao cenário econômico do país, onde os investimentos em pesquisa e inovação sofreram reduções significativas. Neste cenário, onde permaneço há um ano à frente da Fapesb, continuamos o trabalho de impulsionar melhorias no setor científico e tecnológico do estado da Bahia.

Assim, 283 propostas foram submetidas ao concurso nas mais diversas áreas, sendo desenvolvidas por estudantes de ensino médio e técnico, pesquisadores e graduados de universidades estaduais, federais, particulares e outras instituições de pesquisa, que, com originalidade, acreditaram que o avanço tecnológico pode gerar ganhos para a sociedade.  Nesta breve avaliação de um ano de gestão na Fapesb, de maneira limiar realizamos o lançamento de importantes editais, ajustamos aspectos relacionados às bolsas de pós-graduação, estamos desenvolvendo conversas sobre cooperações internacionais e estreitando o relacionamento com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).

Sendo a pesquisa científica e a inovação tecnológica assuntos prioritários na Fundação, os números de inscrições nos editais alinhados com agências de fomento, como, CNPq e CAPES são animadores. Recebemos mais de 700 propostas para o edital Universal, com faixas específicas para os diferentes perfis de pesquisadores proponentes; Lançamos o edital Jovem Cientista Baiano, que oferece oportunidades aos nossos recém-doutores; e Pesquisador Visitante do Exterior, que visa trazer pesquisadores de destaque internacional para visitas de curta duração em nosso estado. Adicionalmente, avançamos também na área de Inovação, aproximando os pesquisadores das empresas, através do edital RHAE/CNPq, que permite a concessão de bolsas para mestres e doutores atuarem em empresas, além do lançamento do edital de apoio à formação de startups. É importante ressaltar também que, atualmente, algumas empresas startups instaladas no Parque Tecnológico da Bahia tiveram ou tem algum projeto em andamento com apoio da Fapesb, o que mostra a importância da mesma como agente de fomento à inovação no Estado.

Outro recente lançamento se refere ao combate da zika, chikungunya e dengue, este edital apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa em infecções virais emergentes e suas consequências, onde serão destinados recursos na ordem de R$5 milhões de reais e as propostas submetidas deverão apresentar orçamento mínimo de R$ 500 mil e máximo de R$1.500 mil. Neste sentido, destaca-se o pioneirismo do grupo de pesquisa da Universidade Federal da Bahia, que com apoio da Fundação, através do Programa de Apoio à Pesquisa para o SUS (PPSUS), coletou amostras de sangue por RT-PCR e detectou o zika vírus.

Estamos alinhados às preocupações do Governo em fomentar pesquisas em torno dessas doenças, que tem acometido a sociedade de maneira tão preocupante. Acreditamos que esse é um passo importante para vencer essa luta. Nosso principal desafio é também tornar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia mais ágil, reduzindo a burocracia, e construindo indicadores de pesquisa e inovação para apoio às ações indutoras. Os esforços simultâneos tendem a fortalecer o trabalho realizado pela Fundação e consolidar o campo de ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado.

Fapesb comemora 15 anos de história com programação diversificada

No dia 25 de agosto de 2016, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) comemora 15 anos de existência. Criada para fomentar Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado, a Fundação, tornou-se, nos últimos anos, um alicerce no desenvolvimento de pesquisas científicas na Bahia, em diversas áreas do conhecimento.

A primeira ação comemorativa foi lançar o Observatório Fapesb, no último dia 6 de maio. A ferramenta disponibiliza os dados da Fundação referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), no período de 2012 a 2015.

Para o evento de aniversário, que neste ano será realizado dia 25 de agosto, a Fapesb prepara uma programação diversificada. Na ocasião, ocorrerá também a solenidade de entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, que, em seu segundo ano consagrará um cientista da área de humanas. Em breve, a programação completa será divulgada. Para outras informações, acesse: www.fapesb.ba.gov.br