Voltar
Publicado em: 03/12/2012 às 20:35

Incubadoras baianas assinam convênio para melhoria de gestão

Por: Ascom/Fapesb

Com o intuito de melhorar a gestão e aumentar o número de empreendimentos atendidos, incubadoras de empresas baianas assinaram nesta sexta-feira, 30, um convênio com o Sebrae. A ação é resultado do edital lançado neste ano pelo Sebrae Nacional, que vai auxiliar incubadoras de todo o País. No total, mais de R$ 800 mil foram destinados para a Bahia. No encontro, que aconteceu na sede do Sebrae, as incubadoras receberam o repasse da primeira parcela dos recursos. Os projetos devem ser executados dentro de um período de 24 meses.

As incubadoras beneficiadas com o edital são: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatec) da Universidade Estadual da Bahia, Centro de Empresas Nascentes (Cena), Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ilhéus (Ineti) e INOVAPoli – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Durante o encontro, o diretor-técnico do Sebrae, Lauro Ramos, destacou a importância de fortalecer a parceria com as instituições, a fim de possibilitar um maior desenvolvimento do Estado. “Vamos criar uma agenda mais perene. Desde o estímulo ao empreendedorismo nas universidades e qualificação dos empreendimentos atendidos até fomentar o nascimento de empresas novas e sustentáveis”, explicou. “Estamos aqui reunidos para fortalecer essa parceria. A missão de vocês é totalmente convergente com a nossa”, complementou o diretor de Administração e Finanças, Luiz Henrique Barreto.

Para a reitora da Ufba, Dora Leal, parcerias são importantes para a condução do trabalho.“Esse ato de hoje possibilita o fortalecimento dessa parceria. Nós buscamos trabalhar o conhecimento e transformá-lo em tecnologia e inovação. Além disso, entendemos a importância de preparar os universitários para a ação empreendedora”.

Segundo o diretor da Escola Politécnica da Ufba, Luiz Campos, o auxílio beneficia tanto a incubadora como as empresas atendidas. “O convênio vem para reforçar procedimentos de qualidade e metodologias para a incubadora e incubados”, contou.

Na mesma linha, a Incubatec quer aumentar as empresas atendidas. “Essa ação fortalece a incubadoras e os nossos incubados. Queremos aumentar o número de empresas atendidas, já que a procura está sendo grande”, revelou a assessora de Marketing da incubadora, Andréia Aquino.

Para o diretor geral do Cena, José Roberto Salomão, o benefício é fundamental para operacionalizar a ação da incubadora. Salomão destacou ainda a parceria com o Sebrae, como sendo permanente nesse processo. “Nós temos que estimular o empreendedorismo. Acho que esse é o ponto fundamental até para o trabalho das incubadoras”, explicou. Criado em 2004, atualmente o Cena tem 10 empresas incubadas.

Fonte: Ascom/Sebrae Bahia

Voltar