Publicado em: 28/08/2014 às 17:19

Ministro da Ciência e Tecnologia abre debate no XIII Seminário Internacional da RII

O papel da Ciência e Tecnologia no processo de Desenvolvimento será tema da conferência de abertura do XIII Seminário Internacional da Rede Iberoamericana de Investigadores (RII), a ser apresentada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, na próxima segunda-feira (01/09), às 11h. O evento conta ainda com as conferências Gobernanza Neoliberal, Financiarización y Matamorfosis Urbana en América Latina (Dr. Carlos de Matos/Pontifícia Universiade do Chile), Los Territorios en la Crisis (Drª Inmaculada Caravaca/Universidade de Sevilla-ESP) e América Latina: el Nuevo Patrón Exportador Produciva y el Territorio (Dr. Jaime Osório/Universidade Autónoma Metropolitana-MEX). O seminário acontece de 1º a 4 de setembro, no Bahia Othon Palace Hotel (Av. Oceânica, 591, Ondina, Salvador-Ba). A programação completa pode ser conferida no site www.rii.sei.ba.gov.br/programacao.

Ao todo, foram selecionados para apresentação no seminário 180 trabalhos de pesquisas em seis eixos temáticos: “Sistemas locais de produção, redes de inovação e desenvolvimento regional”, “Desigualdades sócio-territoriais e globalização”, “Desenvolvimento territorial política e participação”, “Alterações urbanas e metropolitanas”, “Dinâmica da produção e transformação territorial” e “Cidades intermediárias: mudanças e perspectivas”.

O acesso para as conferências é livre, mas, para participar das mesas temáticas é necessário efetuar a inscrição no site www.rii.ufba.br, no valor de R$ 300,00. As inscrições estão abertas até sexta-feira (27), ao meio dia. Durante o evento, a inscrição só será efetuada com pagamento em dinheiro.

Organizado localmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan); Centro de Recursos Humanos (CRH), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Curso de Mestrado em Economia, esses pertencentes à Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Católica do Salvador (UCSAL); e Instituto de Pesquisas Sociais Econômicas e Ambientais (InP), o XIII Seminário abordará os temas que emergiram das discussões e avaliações em reuniões anteriores.

Sobre a Rede:

A Rede Iberoamericana de Investigadores – RII

A Red de Investigadores Iberoamericanos (RII) foi criada em 1994 por um grupo de pesquisadores de reconhecida trajetória nos estudos de temáticas urbanas e regionais. Desde então, o número de acadêmicos que participa de suas atividades tem aumentado significativamente, contribuindo para a consolidação de um espaço de análise e debates interdisciplinares acerca dos processos territoriais vinculados à globalização e seus aspectos econômicos, sociais, político-institucionais, entre outros.

Até o momento, foram realizados onze seminários internacionais: Pereira (Colômbia, 1994); Santiago (Chile, 1995); La Rábida (Espanha, 1996); Bogotá (Colômbia, 1998); Toluca (México, 1999); Rosario (Argentina, 2001); Camagüey (Cuba, 2002); Rio de Janeiro (Brasil, 2004); Bahía Blanca (Argentina, 2006); Querétaro (México, 2008); Mendoza (Argentina, 2010); e, mais recentemente, na cidade de Belo Horizonte (Brasil), de 1 a 4 de outubro de 2012. O próximo seminário será realizado em Salvador, Bahia, Brasil, entre os dias 1 a 4 de setembro de 2013.

Como parte da RII, um grupo de editores de revistas acadêmicas especializadas nos temas da globalização e do território estruturou a Red Internacional de Editores (RIER), que promoveu cinco oficinas de trabalho, paralelas aos seminários realizados no Río de Janeiro(2004), Bahía Blanca (2006), Querétaro (2008), Mendoza (2010) e Belo Horizonte (2012).

Também no âmbito da RII, ocorreram Encontros de Pós-graduação, iniciados em 1996 e formalizados, em 2003, com a criação da Red Iberoamericana de Postgrado sobre Políticas e Estudios Territoriales (RIPPET).

Fonte: SEI