Voltar
Publicado em: 27/05/2021 às 17:02

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

Por: Ascom/Fapesb

O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), aprovou e emitiu, após reunião de forma virtual nesta quarta-feira (26), Nota de Pesar e Solidariedade a todas as pessoas impactadas pela Covid-19, em especial às mais de 450 mil vítimas fatais no Brasil. Confira, abaixo, a nota assinada pela presidente do Conselho, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Adélia Pinheiro.

O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB em sua 52ª reunião ordinária, realizada em 26 de maio de 2021, vem a público para se solidarizar com todos aqueles que perderam seus entes queridos devido a COVID-19.

São mais de 450.000 brasileiros que deixaram a nossa convivência e, em alguns casos, perdas evitáveis se fossem seguidas as recomendações propostas pela Ciência, tal qual tem feito o Estado da Bahia.

Embora compungidos com o quadro que se apresenta é hora, também, de valorizarmos os nossos colegas cientistas, muitas vezes heróis anônimos que, apesar de todas as dificuldades que lhes têm sido impostas pela pandemia, não se deram por vencidos e continuam lutando para buscar soluções para os problemas que se apresentam na sociedade.

A mobilização da classe científica em prol da sociedade nesse momento difícil tem vários exemplos: o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, o avanço nas tecnologias de informação e comunicação que minimizam o isolamento e movem a economia, o desenvolvimento de novos métodos de ensino e, ainda, as análises das ciências sociais quanto às necessidades dos diversos grupos sociais.

Dessa forma, é o momento de fortalecermos a ciência, dizer sim a vacina, desprezar o negacionismo e caminharmos na direção da superação dessa crise e quiçá, para a inauguração de uma nova era.

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro
Presidente do Conselho Curador da FAPESB

Voltar