Publicado em: 09/05/2016 às 09:05

Observatório: Fapesb lança plataforma de dados abertos

Informações sobre número de bolsas concedidas são apresentadas através de gráficos dinâmicos e uma série de indicadores.

Com foco na interatividade, transparência e inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia lança, nesta segunda-feira (9), o Observatório Fapesb. A ferramenta disponibiliza os dados da Fundação referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), no período de 2012 a 2015, através do endereço: http://observatorio.fapesb.ba.gov.br/

A estratégia adotada tem como proposta dar visibilidade para as informações sobre o apoio concedido pela Fapesb ao longo dos anos. Utilizando a tecnologia Java (springboot) e Angular, com o conceito (que se adapta a qualquer tamanho de tela), o Observatório apresenta gráficos dinâmicos e indicadores atualizados para os usuários, dando a possibilidade de acessar informações, referentes à quantidade de bolsistas e ao valor investido, segmentadas por sexo, faixa etária, status jurídico, modalidade, grande área e ano. Além disso, o gráfico dinâmico oferece a personalização e cruzamento de dados, através de escolhas das métricas disponibilizadas.

O diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida explica a importância da iniciativa pioneira no contexto das FAPs do Brasil. “O objetivo é modernizar a gestão, com maior transparência sobre investimentos e evolução no número de bolsas concedidas. Desse modo, a Fundação avança no acompanhamento e monitoramento de ações e programas. Essa é a primeira etapa do nosso Observatório, outras duas etapas estão sendo projetadas para apresentar, com uma série de indicadores, como os recursos da Fapesb estão sendo investidos em projetos de pesquisa e inovação”, assegura.

De acordo com a coordenadora do Programa de Bolsas (Progbol) da Fapesb, Gecynalda Gomes, “além do Observatório apresentar os quantitativos em relação às concessões de bolsas, é possível traçar um perfil demográfico dos bolsistas Fapesb. Existem plataformas semelhantes, tais como as do CNPq, Capes e Aquarius. Porém, o Observatório da Fapesb conta com formato e disposição pioneiros, principalmente para dispositivos móveis, devido ao conceito de responsividade utilizado”, afirma.

Para outras informações, acesse: http://observatorio.fapesb.ba.gov.br/